ParaíbaPBPolítica

Operação da PF investiga influência política do crime organizado em órgãos da gestão municipal de João Pessoa

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta sexta-feira (05) em órgãos da gestão municipal de João Pessoa, incluindo a Secretaria de Saúde, Secretaria de Direitos Humanos e Emlur. A investigação está relacionada à possível influência política do crime organizado, com suspeitas de que um detento do sistema prisional estaria intermediando a liberação de servidores públicos em áreas controladas pelo tráfico de drogas em troca de cargos públicos.

O prefeito Cícero Lucena (PP) se pronunciou sobre a operação, destacando a importância do papel desempenhado pela Polícia Federal. Ele ressaltou que a gestão municipal tem buscado transparência, solicitando certidões negativas dos servidores desde o ano anterior, e espera que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

Entre os alvos da operação está a secretária-executiva de Saúde, Janine Lucena, filha do prefeito. Cícero Lucena afirmou que a ação contra ela parece ter sido motivada por uma ligação telefônica que recebeu de dentro do presídio, ressaltando que ela é uma figura pública e que atende ligações de qualquer pessoa.

Denominada Operação Mandare, a ação da Polícia Federal envolveu 18 mandados judiciais, incluindo sete de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Além disso, houve bloqueios em contas bancárias. A Prefeitura de João Pessoa informou que instaurou procedimento administrativo para apurar a responsabilidade dos servidores mencionados na investigação e destacou sua condenação a qualquer ato ilícito.

Compartilhar: