BRBrasilPolítica

PL quer destinar Fundo Eleitoral como ajuda para o RS

Para deputados o Fundão bilionário se faz mais importante como ajuda humanitária do que como gasto de campanha

Deputados federais propuseram um projeto de lei (PL) para destinar metade dos R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o Fundão, aprovado pelo Congresso Nacional para as eleições de 2024, para socorro nas ações emergenciais no Rio Grande do Sul. 

O estado enfrenta atualmente o maior desastre climático de sua história, afetando 70% dos seus municípios e quase 900 mil pessoas. Sendo até o momento, 83 mortes confirmadas e mais 70 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. 

O governo gaúcho concentra esforços no resgate das vítimas e ainda não avaliou os danos totais. Apesar disso, o Governador Eduardo Leite afirma que a reconstrução equivale a um ‘plano Marshall’, devido ao cenário de guerra que o desastre deixou.

A proposta de destinação do Fundão, visa principalmente direcionar recursos para a recuperação de infraestruturas danificadas e garantir necessidades básicas como água potável e energia. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, comprometeu-se a tomar medidas legislativas para apoiar o estado após visitar áreas afetadas. Ele se reunirá com líderes partidários para discutir ações de ajuda aos municípios gaúchos.
 

Fonte: Metrópoles

Compartilhar: