Tecnologia

Robô AI-R2: a revolução da Justiça do Trabalho em Pernambuco

A Justiça do Trabalho de Pernambuco, por meio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), vem se modernizando e agilizando seus processos com a implementação do robô AI-R2. Desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-6 (Liods TRT-6), o AI-R2 já automatizou mais de 2.890 notificações de Agravos de Instrumento em Recurso de Revista desde outubro de 2023, economizando 32 dias úteis de trabalho da equipe.

A iniciativa visa otimizar a rotina da Divisão de Recursos, unidade ligada à Vice-Presidência do TRT-6, automatizando tarefas repetitivas como a intimação das partes e o envio de processos em lote para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Alessandro Alcides de Souza, diretor de TIC do TRT-6, destaca que a intenção não é substituir os profissionais, mas sim melhorar a qualidade de vida dos servidores e magistrados, liberando-os para atividades mais estratégicas.

A STIC planeja expandir o uso de robôs e Inteligência Artificial no TRT-6, reconhecendo a crescente demanda e a necessidade de adaptação às mudanças no cenário jurídico. Atualmente, outros robôs, desenvolvidos em parceria com outros TRTs do Brasil, já estão em operação no Regional.

Para saber mais sobre os avanços tecnológicos no TRT-6 e os resultados das soluções de automação, acesse a intranet, no menu Sistemas / AutomatizaTRT.


Texto baseado na matéria de Léo Machado e Dino Júnior para o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6).

Compartilhar: