A Saab revelou recentemente detalhes iniciais sobre o estudo do Sistema de Caça Futuro (KFS), encomendado pelo governo sueco para avaliar um sistema de defesa aérea de 6ª geração.

Durante um encontro com jornalistas especializados em defesa, a empresa divulgou uma imagem ilustrativa que exibe um caça Gripen ao lado de uma aeronave não tripulada do tipo “loyal wingman” (ala leal), com características furtivas.

Embora a Saab destaque que se trata de uma ilustração artística de vários conceitos avaliados, a empresa confirmou que uma das propostas inclui aeronaves não tripuladas, também conhecidas como “Aeronaves de Combate Colaborativo”.

A Força Aérea dos EUA (USAF) tem acelerado o desenvolvimento de caças não tripulados, uma lição aprendida com o conflito na Ucrânia, onde drones têm desempenhado papéis cada vez mais proeminentes em missões de ataque.

A Suécia está com pressa e deve definir os rumos do programa para substituir o caça Gripen até 2025, com a expectativa de contar com a nova aeronave até 2030.

Suécia Fora do Programa de Caça Liderado pelo Reino Unido

À Flight Global, Peter Nilsson, chefe de programas avançados da Saab, afirmou que “a guerra na Ucrânia, a adesão à OTAN e um orçamento de defesa ampliado” aumentaram a pressão sobre o projeto.

Nilsson revelou que o estudo está explorando aspectos como baixa observabilidade, compartimentos internos de armas, autonomia e inteligência artificial (IA), além de sistemas mais modernos de rastreamento por radar.

O estudo KFS foi iniciado após a Suécia decidir não participar de uma possível joint venture no programa Tempest, liderado pelo Reino Unido. O Tempest evoluiu para o projeto Global Combat Air Programme (GCAP), lançado oficialmente em dezembro e que inclui a Itália e o Japão.

Investimentos e Parcerias Europeias

Devido ao grande investimento necessário para viabilizar um novo sistema de defesa aérea com um caça de 6ª geração, esperava-se que países europeus se unissem em um programa único. No entanto, França, Alemanha e Espanha decidiram desenvolver seu próprio projeto, o FCAS (Future Combat Air System).

A Força Aérea da Suécia, por sua vez, só colocará em serviço o Gripen E/F em 2025, uma versão aprimorada da aeronave que foi projetada na década de 1980.

Fonte: Airway, adaptação

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