Internacional

China intensifica esforços na proteção de direitos autorais

A China intensificou os esforços para fortalecer a proteção da propriedade intelectual por meio de canais mais rápidos para garantir que os direitos e interesses legítimos dos inovadores sejam fortemente e amplamente apoiados e protegidos, disse uma porta-voz do principal órgão regulador de PI do país na terça-feira.

Guo Wen, chefe da divisão de proteção de PI da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, disse em uma coletiva de imprensa que um total de 71 centros de proteção de PI de nível nacional foram estabelecidos em todo o país, com a criação de 41 estações para ajudar os inovadores a resolver rapidamente disputas de PI.

Esses centros de proteção de PI foram basicamente cobertos nas principais cidades desenvolvidas do país, enquanto as estações foram expandidas em aglomerados onde pequenas commodities ou bens de consumo de rápido movimento são frequentemente vistos, de acordo com ela.

Ela citou dados, observando que os centros e estações aceitaram 35.000 casos de janeiro a abril e que o tempo médio de processamento era de cerca de duas semanas. “Dessa forma, os proprietários de direitos de PI podem ser protegidos de maneira oportuna e conveniente”, disse ela.

Nos primeiros quatro meses, os institutos também receberam 85.000 solicitações de revisão prévia de patentes, e o período de autorização para patentes de invenção aprovadas por meio dessa pré-exame foi mantido dentro de três meses, disse ela.

Além disso, mais de 150.000 órgãos governamentais e empresas foram registrados nos institutos para obter serviços de PI mais rápidos e otimizados, acrescentou.

Esses institutos desempenharam um papel maior em servir os inovadores emitindo 833 relatórios de análise de patentes e oferecendo 2.142 vezes mais treinamento gratuito de PI em 2023, disse ela.

Enquanto os serviços de PI estão sendo facilitados, a proteção judicial dos direitos de PI na China também foi aprimorada.

Até o final do ano passado, 25 altos tribunais populares, 242 tribunais intermediários e 287 tribunais de base haviam conseguido consolidar casos civis, administrativos e criminais de PI em um único tribunal de julgamento para enfrentamento, disse Ding Guangyu, um oficial do Supremo Tribunal Popular.

“Graças à plataforma ‘três em um’, a qualidade e a eficiência do tratamento de casos de PI têm sido constantemente melhoradas”, disse o juiz vice-presidente do Tribunal de Adjudicação Civil No. 3 do SPC.

Para punir rigorosamente aqueles que infringem gravemente os direitos de PI de outros, os danos punitivos serão aplicados em 319 casos de PI em 2023, um aumento de 117% em comparação com 2022, acrescentou.

Compartilhar: