Tecnologia

Equipe Chinesa Desenvolve Chip de Visão com Duas Vias Baseado no Olho Humano

(ECNS) — Uma equipe de pesquisadores chineses desenvolveu um chip de visão com vias complementares para sensoriamento em ambientes abertos. Seus feitos foram destacados como artigo de capa na revista acadêmica internacional Nature na quinta-feira.

Baseado no chip de visão chamado Tianmouc, a equipe desenvolveu software e algoritmos de alto desempenho e validou sua eficácia em uma plataforma veicular em ambiente aberto. Em vários cenários extremos, este sistema alcançou percepção e inferência em tempo real com baixa latência e alto desempenho, demonstrando seu potencial de aplicação no campo dos sistemas inteligentes não tripulados.

O professor Shi Luping, autor correspondente do artigo e professor da Universidade Tsinghua, explicou que, em um mundo aberto, os sistemas inteligentes devem lidar não apenas com grandes quantidades de dados, mas também com eventos extremos, como perigos súbitos em cenários de condução, mudanças drásticas de luz em entradas de túneis e forte interferência de flash à noite.

Chips de percepção visual tradicionais frequentemente experimentam distorção, falhas ou alta latência nesses cenários, o que limita a estabilidade e a segurança do sistema.

Para melhor enfrentar esses desafios, a equipe focou na tecnologia de chips de percepção visual inspirada no cérebro e propôs um novo paradigma de percepção visual baseado em primitivas visuais e uma abordagem de dupla via complementar.

Este paradigma baseia-se nos princípios fundamentais do sistema visual humano, decompondo a informação visual do mundo aberto em representações baseadas em primitivas visuais, disse Shi. “Ao combinar organicamente essas primitivas, ele imita as características do sistema visual humano, formando duas vias de percepção visual complementares e completas em termos de informação”.

O autor correspondente do artigo, professor Zhao Rong da Universidade Tsinghua, afirmou que o Chip Tianmouc abre caminho para importantes aplicações, como direção autônoma e inteligência incorporada. Combinado com o acúmulo técnico da equipe em chips de computação inspirados no cérebro (Chip Tianjic), ferramentas de software inspiradas no cérebro e robótica inspirada no cérebro, o Chip irá aprimorar ainda mais o ecossistema de inteligência inspirada no cérebro e promover fortemente o desenvolvimento da inteligência artificial geral.

Fonte: Ecns.cn, tradução do original em inglês

Compartilhar: