BRBrasilPolítica

Governo Federal Comprará Quase 2 Mil Imóveis para Desabrigados no RS

O governo federal anunciou que comprará imóveis para atender às pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. O pacote de ações sobre habitação foi revelado pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, em uma entrevista coletiva à imprensa em Porto Alegre, nesta quarta-feira (29).

Inicialmente, o governo pretende disponibilizar quase 2 mil casas para as famílias gaúchas desabrigadas, conforme estimou o ministro. Costa não estipulou um prazo para a entrega dessas moradias.

Uma das ações anunciadas é a compra assistida de imóveis usados, em que os domicílios poderão ser indicados pela população nos próximos dias. As unidades passarão por avaliação técnica da Caixa Econômica Federal para posterior compra e destinação imediata aos desabrigados.

Outra modalidade será a compra de casas e apartamentos novos ou em construção nas cidades afetadas, com valor limitado ao teto da Faixa 1 e Faixa 2 do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Empresas, construtoras e imobiliárias que desejarem vender imóveis novos ou em fase final de construção poderão registrá-los em um site a ser divulgado pela Caixa. O governo comprará todos os imóveis dentro do perfil solicitado pelas cidades atingidas.

Além disso, imóveis em leilão em bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e instituições privadas, em uma faixa de valor determinada, também serão destinados às famílias atingidas pelas chuvas.

O governo federal também financiará a construção de moradias pelas prefeituras gaúchas em esquema de mutirão, visando aumentar a oferta de imóveis aos desabrigados.

A Caixa está buscando construtoras que utilizem metodologias rápidas para erguer casas, como imóveis pré-fabricados e modulares. O objetivo é atender às necessidades reais de habitação após a baixa das enchentes, trabalhando em conjunto com as prefeituras para solucionar a questão da moradia de forma ágil.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar: