Tecnologia

Ascensão da IA Cria Novas Profissões e Redefine o Mercado de Trabalho na China

Crescimento meteórico de uma indústria de US$ 70 bilhões gera novas oportunidades de emprego

O crescimento acelerado da inteligência artificial (IA) está gerando novas profissões e reformulando o mercado de trabalho na era digital. À medida que a indústria de IA da China continua a crescer rapidamente, novas oportunidades de emprego surgem em paralelo.

No ano passado, o tamanho do mercado da indústria atingiu quase 509,7 bilhões de yuans (US$ 70 bilhões), de acordo com a iResearch. A crescente demanda por empregos, como anotadores de dados, designers de rostos virtuais e arquitetos virtuais, destaca uma interseção crucial onde as habilidades humanas complementam as capacidades das máquinas.

O Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social da China recebeu mais de 430 propostas no ano passado para novas ocupações, mais que o dobro do número de 2021. Cerca de um quarto dessas propostas estavam intimamente ligadas à economia digital, manufatura inteligente, tecnologia da informação e serviços modernos. As novas profissões reconhecidas serão anunciadas pelo ministério em junho.

“No futuro, a sociedade se tornará cada vez mais virtual e digital”, disse Wang Youwei, professor de gestão da informação e inteligência empresarial na Universidade de Fudan, em Xangai. “A revolução industrial libertou as pessoas do trabalho físico repetitivo, e a IA generativa é esperada para resolver o trabalho mental repetitivo. Isso inevitavelmente criará novas oportunidades de emprego.”

Wang elaborou com um exemplo: “Em trabalhos relacionados à produção de conteúdo, como redação de documentos e serviços de atendimento ao cliente que envolvem perguntas e respostas, grandes modelos de IA podem eliminar alguns trabalhos mentais repetitivos. No entanto, como esses modelos podem fornecer resultados incorretos ou ilógicos, trabalhos envolvendo julgamento e monitoramento do conteúdo gerado se tornarão mais importantes.

Texto adaptado de ecns.cn

Compartilhar: