ClimaPB

Inverno: chuvas mais intensas devem atingir João Pessoa e cidades litorâneas, prevê Aesa

Na entrevista concedida ao ClickPB nesta quarta-feira (26), a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), detalhou as regiões que enfrentarão maior volume de chuvas e temperaturas mais baixas durante esta estação.

O inverno no Hemisfério Sul começou em 20 de junho, com o solstício ocorrendo às 17h51, e se estenderá até 22 de setembro às 09h44, quando a primavera terá início. Na entrevista concedida ao ClickPB nesta quarta-feira (26), a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), detalhou as regiões que experimentarão mais chuvas e temperaturas mais baixas durante a estação.

“No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas. As temperaturas atingem valores mínimos em média de 16C, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Cariri e a máxima em torno de 30C sobre as regiões do Alto Sertão e Sertão”, destacou ao ClickPB.

Ainda segundo ela, “neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste – DOL, nuvens que se formam no oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, em particular, sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral”, reforçou.

Compartilhar: