Candidatos apoiados por Bolsonaro obtiveram vitórias em cinco capitais nas eleições de 2024, enquanto aliados de Lula venceram em apenas duas.
Brasília – Os candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tiveram um desempenho superior ao dos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2024. No primeiro turno, realizado neste domingo, dia 6, cinco aliados de Bolsonaro foram eleitos, contra apenas dois apoiados por Lula.
Os eleitos com o apoio de Bolsonaro governarão as cidades de Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Rio Branco (AC) e Salvador (BA). Entre os vencedores estão Arthur Henrique (MDB), Topázio Neto (PSD), João Henrique Caldas (PL), Tião Bocalom (PL) e Bruno Reis (União).
Por outro lado, os candidatos de Lula que foram eleitos já tinham vitória projetada desde o início das campanhas. Eduardo Paes (PSD) venceu no Rio de Janeiro com 60% dos votos, enquanto João Campos (PSB) foi reeleito no Recife com 78%. Ambos negaram alianças formais com o PT.
No segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, nove candidatos apoiados por Bolsonaro disputarão novas vagas, enquanto cinco aliados de Lula também estarão na disputa. Entre as capitais onde candidatos bolsonaristas perderam no primeiro turno estão Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Maceió e São Luís.
As capitais que se mantiveram fora da polarização entre Lula e Bolsonaro foram Campo Grande (MS), onde candidatos de ambos os lados ficaram de fora do segundo turno. Em outras quatro cidades, a eleição foi vencida por candidatos sem apoio direto dos dois líderes políticos.
Bolsonaro apostou em ex-ministros para disputar prefeituras em algumas capitais. Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo, foi derrotado em Recife, enquanto Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, segue para o segundo turno em João Pessoa (PB).
No caso de Lula, três deputados federais apoiados por ele seguem na disputa no segundo turno. São eles: Guilherme Boulos em São Paulo, Maria do Rosário em Porto Alegre e Natália Bonavides em Natal.
Capitais em destaque:
- Aracaju (SE): A candidata Emília Corrêa (PL), apoiada por Bolsonaro, segue para o segundo turno com 42% dos votos. Ela enfrentará o advogado Luiz Roberto (PDT), que obteve 24%.
- Belém (PA): O deputado estadual Igor Normando (MDB) lidera com 45% dos votos e disputará o segundo turno com Éder Mauro (PL), aliado de Bolsonaro, que ficou com 31%.
- Belo Horizonte (MG): O deputado estadual Bruno Engler (PL), apoiado por Bolsonaro, ficou em primeiro com 34% e enfrentará o prefeito Fuad Noman (PSD), que teve 26%. O candidato de Lula, Rogério Correia (PT), terminou em sexto com 4%.
- Campo Grande (MS): Candidatos de Lula e Bolsonaro ficaram de fora do segundo turno. A prefeita Adriana Lopes (PP) e a ex-deputada Rose Modesto (União Brasil) disputam a nova rodada.
- Cuiabá (MT): Candidatos de ambos os líderes seguem na disputa. Abílio Brunini (PL), apoiado por Bolsonaro, liderou com 40%, e Lúdio Cabral (PT), apoiado por Lula, teve 28%.
- João Pessoa (PB): Marcelo Queiroga (PL), apoiado por Bolsonaro, enfrentará o atual prefeito Cícero Lucena (PP), que quase garantiu a reeleição com 49,2%. Luciano Cartaxo (PT), candidato de Lula, ficou em quarto com 12%.
- Salvador (BA): Bruno Reis (União), apoiado por Bolsonaro, foi reeleito com 79% dos votos, enquanto o candidato de Lula, Geraldo Júnior (MDB), terminou em terceiro com 10%.
- São Paulo (SP): O segundo turno será entre Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro, e Guilherme Boulos (PSOL), que recebe o apoio de Lula.
Outros Resultados
Candidatos de Bolsonaro e Lula continuam a disputar capitais importantes, como Fortaleza, Natal e Porto Alegre. Em Recife, João Campos (PSB), apoiado por Lula, venceu com folga, enquanto o bolsonarista Gilson Machado ficou em segundo. Já em Florianópolis, Topázio Neto (PSD), apoiado por Bolsonaro, garantiu a vitória no primeiro turno.
Artigo adaptado do Estadão com auxílio de inteligência artificial, adaptado e revisado pela nossa equipe de redação.