O governo chinês lança diretrizes para ampliar o uso de dados públicos, visando melhorar a qualidade e regulamentação até 2025 e consolidar um sistema abrangente até 2030.
A China publicou novas diretrizes para acelerar a utilização de recursos de dados públicos, como parte de sua estratégia mais ampla de liberar o potencial desses dados e promover o desenvolvimento de alta qualidade no país.
De acordo com o documento emitido conjuntamente pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, o país tomará medidas concretas para expandir a oferta de recursos de dados públicos, promovendo sua liberação de maneira ordenada. O governo também incentivará e explorará novas formas de autorização e operação desses dados.
O plano estabelece que, até 2025, os regulamentos e mecanismos para a utilização dos dados públicos estarão inicialmente estruturados. Durante esse período, a quantidade e qualidade desses recursos deverão ser significativamente aprimoradas, além da criação de empresas especializadas em elementos de dados.
Já em 2030, o sistema voltado para a utilização dos recursos de dados públicos deverá estar completamente estabelecido, com uma circulação e uso dos dados em conformidade com as normas e de forma eficiente.
Além disso, a regulamentação da autorização e operação dos dados públicos será reforçada, com o objetivo de enriquecer os cenários de aplicação, promover o crescimento saudável da indústria de dados e aprimorar a segurança de dados e a proteção das informações pessoais, conforme destacado no plano.
Artigo adaptado de China Daily com auxílio de inteligência artificial, adaptado e revisado pela nossa equipe de redação.