Claudio Furtado, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, está entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo um ranking internacional da Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford. Furtado é professor de Física na UFPB e possui mais de 5.800 citações em artigos científicos.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, foi reconhecido como um dos 2% de pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com um ranking internacional divulgado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Furtado está entre os 20 pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) presentes na lista, que avalia o impacto acadêmico com base em citações, número de publicações, índice de coautoria, entre outros critérios.
Com uma carreira acadêmica de destaque, Claudio Furtado é físico e professor no Departamento de Física da UFPB, acumulando mais de 5.800 citações de seus artigos científicos ao longo dos últimos 24 anos, conforme registros do Google Acadêmico. Seu trabalho abrange áreas como Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos, com pesquisas voltadas para defeitos topológicos, computação quântica e propriedades eletrônicas do grafeno.
Furtado celebrou a inclusão no ranking, afirmando que o reconhecimento reflete seu “compromisso contínuo com a pesquisa científica de excelência”. Além de seu papel como secretário, ele também já atuou como chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB. Furtado foi nomeado secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba em 2019 e assumiu sua atual pasta em 2023.
Além de Furtado, o ranking destacou outros pesquisadores paraibanos, como Knut Bakke Filho, também da UFPB, e Rômulo Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), reconhecido por suas contribuições nas áreas de Ecologia e Conservação.
Redação com informações de Mais PB