A ADA Space, uma empresa chinesa de tecnologia especializada em internet via satélite e inteligência artificial (IA), anunciou um marco tecnológico. Um de seus satélites recém-lançados completou com sucesso uma série de testes de um modelo avançado de IA enquanto estava em órbita. Os testes, realizados entre 25 de setembro e 5 de outubro de 2024, validaram a capacidade do grande modelo de IA em diversas condições de temperatura e operação espacial.
A verificação técnica destacou a confiabilidade da plataforma de computação do satélite e seu desempenho em relação às cargas de trabalho exigentes. O próximo passo incluirá a geração de dados de sensoriamento remoto em 3D por IA, possibilitando uma vasta gama de aplicações, como gêmeos digitais, apoio a economias de baixa altitude, turismo cultural e esportes.
O lançamento do satélite aconteceu no dia 24 de setembro de 2024, utilizando um foguete Smart Dragon-3, lançado a partir de uma plataforma marítima perto da cidade de Haiyang, na província de Shandong, no leste da China.