Tecnologia

Elon Musk alerta sobre riscos de IAs com viés progressista e faz previsões para o futuro da tecnologia


Elon Musk considera preocupante o avanço de IAs com ideologia progressista e prevê que, até 2040, o mundo será dominado por robôs humanoides e inteligência artificial.


O empresário Elon Musk expressou sua preocupação com a proliferação de inteligências artificiais (IA) com inclinações “woke” (progressistas), afirmando que tais tecnologias precisam ser desenvolvidas com uma “busca máxima pela verdade”. Musk, que atualmente apoia a campanha do ex-presidente Donald Trump pelo Partido Republicano, vê risco em IAs que apresentam um viés politicamente correto.

Durante um discurso por videoconferência na Future Investment Initiative (FII) em Riad, na Arábia Saudita, evento popularmente chamado de “Davos do deserto”, Musk criticou o que chamou de viés das IAs. “O que eu vi produzido não busca a verdade ao máximo, eles tendem a ser politicamente corretos (…) Temos filosofias ‘woke’, niilistas, na minha opinião, que essas IAs levantaram e são muito preocupantes”, declarou.

O empresário mencionou como exemplo a IA Gemini, desenvolvida pelo Google, que teria dado uma resposta polêmica ao ser questionada sobre o que seria mais problemático: errar o gênero de Caitlyn Jenner ou uma guerra termonuclear global. Segundo Musk, a resposta inicial da IA sugeriu que “errar o gênero” seria mais grave, ao que ele ironizou: “Obviamente é um problema, porque todos nós morreríamos em uma guerra termonuclear”. No entanto, ao ser questionada pela Agência EFE, a IA Gemini afirmou que uma guerra termonuclear seria mais preocupante, contradizendo a declaração do empresário.

Leia Também!  Produtores de "Blade Runner 2049" processam Tesla e Elon Musk por violação de direitos autorais

Musk seguiu com um cenário hipotético, alertando que uma IA programada com tais valores poderia, em última instância, chegar à conclusão de que eliminar a humanidade seria a melhor forma de evitar futuros erros de gênero, o que para ele ilustra os perigos de programar inteligências artificiais sem uma base clara e racional.

Em relação ao futuro, Musk afirmou que a capacidade das IAs está aumentando cerca de “dez vezes ao ano” e que, em breve, essas tecnologias poderão realizar qualquer tarefa que um humano executa. Ele previu que, em três anos, as IAs serão capazes de fazer tudo o que a humanidade realiza em conjunto. Musk reiterou que essa evolução representa “uma ameaça existencial significativa” se não for devidamente regulamentada, comparando o risco ao declínio populacional global.

Olhando mais adiante, Musk projeta que, até 2040, todos os países terão diversas IAs operacionais e uma grande quantidade de robôs, com uma previsão de pelo menos 10 bilhões de robôs humanoides circulando em 25 anos. Ele estimou que cada unidade custará entre US$ 20 mil e US$ 25 mil, o que resultaria, segundo Musk, em “um futuro de abundância”.

Finalizando seu discurso, Musk, que tem 11 filhos, incentivou as pessoas a aumentarem suas famílias, afirmando que sem novas gerações, “não haverá humanidade, e todas as políticas do mundo não importarão”.

Leia Também!  Não foi bem assim! Robôs da Tesla tinham humanos por trás

Texto adaptado de EFE e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: