Internacional

Voluntários se Mobilizam em Massa para Ajudar Áreas Atingidas por Tempestade Devastadora na Espanha

Milhares de voluntários foram à cidade de Valência e arredores para apoiar vítimas das fortes chuvas do fenômeno Dana, que já deixou mais de 200 mortos.

Milhares de voluntários se mobilizaram na sexta-feira (01/11) em direção às áreas próximas de Valência, na Espanha, devastadas pelas inundações causadas pelo fenômeno Dana. As fortes chuvas, que resultaram em mais de 200 mortes, continuam a mobilizar esforços de resgate, enquanto centenas de pessoas permanecem desaparecidas.

A população local e voluntários de diferentes regiões chegaram equipados com baldes, vassouras, picaretas, pás e alimentos para auxiliar na remoção de escombros e oferecer suporte aos afetados pela tragédia. Em cidades próximas como Paiporta, Alfafar, Massanassa, Catarroja, La Torre e Benetusser, a distribuição de alimentos e itens essenciais ainda enfrenta desafios em meio à destruição causada pela tempestade.

O fenômeno Dana, sigla em espanhol para “Depressão Isolada em Altos Níveis”, descreve uma massa de ar polar isolada em altitudes elevadas (entre 5.000 e 9.000 metros), que ao se chocar com o ar mais quente e úmido do Mar Mediterrâneo, gera tempestades de grande intensidade.

Com o fluxo constante de voluntários, foi necessária a organização do trânsito de pedestres nas duas pontes que ligam o bairro valenciano de San Marcelino à cidade de La Torre, uma das mais impactadas pelas enchentes. As chamadas “pontes de solidariedade” refletem o esforço coletivo de voluntários que atravessam longas distâncias a pé para ajudar comunidades vizinhas.

Leia Também!  Programa oferece até R$ 92 mil para trabalhadores remotos se mudarem para a Espanha

Apesar do apoio massivo, o governo regional de Valência alertou para o risco de concentração de pessoas nas áreas mais atingidas, o que poderia dificultar o trabalho dos serviços de emergência. “As pessoas estão se mobilizando porque os militares não vêm”, afirmou Aurora Iglesias, voluntária que organizou grupos de apoio pelas redes sociais.

Além do contingente atual, outros 500 militares foram destacados para reforçar os trabalhos nas regiões afetadas, juntando-se aos 1.200 soldados que já operam nas áreas de desastre. Cerca de 75 mil residências continuam sem eletricidade, e bombeiros estão usando combustível de veículos abandonados para abastecer geradores de energia.

Texto adaptado de BBC News Mundo e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: