Economia

O Pix por aproximação foi lançado no Brasil; saiba como ele opera e quem tem acesso ao serviço.

O Google passou a disponibilizar, a partir desta segunda, 4, o Pix por aproximação em sua carteira de pagamentos, o Google Pay, ou GPay.

O recurso será disponibilizado apenas para empresas que aceitam pagamento via Pix no Google Pay, como C6, PicPay e Itaú, que recentemente se juntou à lista de instituições financeiras na plataforma.

A nova funcionalidade foi desenvolvida pelo Banco Central em resposta a uma pesquisa com usuários, que revelou que aproximadamente 30% das pessoas menos familiarizadas com o Pix não o utilizavam devido à necessidade de abrir o aplicativo e inserir um código ou escanear um QR Code. Esse grupo demonstrou preferência pelo pagamento via cartão por aproximação, seja físico ou pelo celular, pela sua rapidez.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, esclareceu que o pagamento é realizado por meio de NFC – Comunicação por Campo de Proximidade, uma tecnologia que possibilita a interação entre dispositivos através da aproximação.

“É aberto para todo mundo, para todos que quiserem ter uma carteira digital. O primeiro é o modelo que o receptor recebe via NFC, que é esse que estamos anunciando hoje. Temos um segundo [ainda não implementado], que é quando o receptor solicita, que funciona melhor quando se está offline”, disse, em evento do Google que anunciava a funcionalidade do Pix.

O movimento do Google com C6, PicPay e Itaú se antecipa à oferta obrigatória do Pix por aproximação por todos os agentes de mercado, prevista para fevereiro do ano que vem.

Leia Também!  Custo para Manutenção do Pix é de US$ 10 Milhões Anuais, Afirma Campos Neto

Como funciona o pagamento no Pix por aproximação

O evento contou com uma demonstração, na prática, de como funciona o pagamento Pix por aproximação.

A parte que for receber usará a maquininha digitará um valor e selecionará a opção pagamento via Pix, a mesma utilizada para pagamento por QRCode. Em seguida, o usuário somente aproximará o seu celular da maquininha e receberá as informações da transação para confirmá-la. O Pix então será efetuado após o usuário colocar sua biometria no celular.

Como cadastrar a conta bancária no Google Wallet

Para o usuário passar a usar a nova funcionalidade, basta cadastrar sua conta bancária no Google Wallet e validar o cadastro no aplicativo do banco.

Para cadastrar a conta bancária no Google Wallet, basta seguir os passos a seguir:

  • Abrir o app Carteira do Google
  • Na parte inferior, tocar em “Adicionar à carteira”
  • Tocar  em Cartão de pagamento
  • Todos os cartões salvos na Conta do Google são exibidos
  • Tocar em Novo cartão de crédito ou débito
  • Para adicionar um cartão, use a câmera ou toque em Inserir detalhes manualmente
  • Na parte de baixo da tela, tocar em Salvar e continuar
  • Ler os termos do emissor e toque em Aceitar
  • Caso seja necessário verificar sua forma de pagamento, escolha uma opção da lista

Mais novidades no Pix

Além da principal funcionalidade anunciada, do pagamento por aproximação, o evento também revelou que os pagamentos via aplicativo e pelo Google Chrome serão simplificados.

Leia Também!  Custo para Manutenção do Pix é de US$ 10 Milhões Anuais, Afirma Campos Neto

Agora, um cliente pode utilizar o aplicativo da Zona Azul, por exemplo, selecionar o pagamento via Pix e selecionar a conta que deseja utilizar para fazer o pagamento logo em seguida.

Da mesma forma, no navegador Chrome é possível clicar no botão de ‘pagar com GPay’ e selecionar a conta logo em seguida.

Segurança no foco

Juntamente com as novidades, Campos Neto também comentou os esforços da autoridade monetária para combater fraudes.

“A fraude acontece porque tem uma conta receptora. Se algo foi feito, usando o pix, é necessário transferir. Geralmente a conta receptora não é a conta do criminoso. Precisamos entender que tem muita conta laranja e fantasma, temos que endurecer os critérios para abrir conta, porque isso sana boa parte do problema”, declarou.

Marcelo Ferrante, Country Lead de Android do Google, também anunciou novidades dentro da plataforma que visam segurança, com novas camadas para aparelhos android que incluem, por exemplo, uma inteligência artificial que bloqueia o aparelho automaticamente após no caso de um criminoso pegar o celular da mão do usuário e sair correndo.

Compartilhar: