João Pessoa recebe mais de 4 mil atletas e 130 toneladas de equipamentos para os Jogos da Juventude CAIXA, em uma operação logística de alta escala.
O esporte nacional terá encontro marcado em João Pessoa, entre os dias 13 e 28 de novembro, com a realização dos Jogos da Juventude CAIXA 2024. O evento, voltado para atletas de 15 a 17 anos em 18 modalidades olímpicas, é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com o governo da Paraíba, e mobiliza uma estrutura comparável à de megaeventos esportivos internacionais.
“A cada ano o COB vem aprimorando a organização dos Jogos da Juventude. É um grande evento, que mobiliza diversas áreas e envolve milhares de profissionais. Nossa operação conta com o apoio fundamental do governo local, que apresentou todas as garantias para realizarmos um evento de alta qualidade”, afirma Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude CAIXA, reforçando o compromisso do COB com a excelência.
Para esta edição, foram contratados 27 hotéis, com um total de 34.650 diárias para hospedar mais de 4 mil atletas, além de 750 treinadores, 558 árbitros e outros envolvidos. Segundo Cassius Duran, coordenador de Logística e Infraestrutura dos Jogos, o suporte da rede hoteleira é essencial para acomodar grandes delegações de forma organizada, possibilitando melhor acompanhamento e suporte aos atletas.
A logística dos Jogos exige o transporte de 130 toneladas de materiais esportivos, vindos de 10 cidades, para João Pessoa. “Contamos com a parceria das confederações nacionais e alinhamos o calendário das modalidades para que os melhores atletas estejam presentes”, destaca Cassius, ex-atleta olímpico de saltos ornamentais. Os materiais serão distribuídos em 27 instalações esportivas em nove pontos estratégicos da cidade.
Ao longo do evento, serão servidas mais de 70 mil refeições para os participantes e equipes de apoio, em uma operação que envolve 22 áreas funcionais. O comitê organizador do COB conta com 72 funcionários e 104 colaboradores externos.
Os Jogos da Juventude CAIXA envolvem um processo seletivo rigoroso, com etapas classificatórias em todas as 27 unidades federativas, mobilizando mais de 2 milhões de estudantes em competições locais. Esse sistema garante ampla representação nacional e reforça o compromisso com o esporte educacional.
Além dos atletas de 15 a 17 anos, algumas modalidades têm faixas etárias especiais: esgrima (14 a 17 anos), ginástica artística e rítmica (13 a 15 anos), judô (14 a 16 anos) e tênis de mesa (14 a 15 anos).
As competições serão realizadas em espaços como a Vila Olímpica, que abrigará badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei; e o Centro de Convenções, que sediará modalidades como judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo e ginástica. A Orla de Cabo Branco será o palco para o triatlo, vôlei de praia e provas de águas abertas, proporcionando um espetáculo esportivo com estrutura de primeiro nível.
Redação do MovimentoPB com informações do portal oficial do evento.