Equipe do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) fará análise – O controlador de tráfego aéreo estava desempenhando a função de duas pessoas?
NTSB lidera investigação – O controlador de tráfego aéreo realizava trabalho de dois profissionais?
As duas caixas-pretas do avião de passageiros que colidiu com um helicóptero do Exército dos EUA e caiu no Rio Potomac na quarta-feira (29) foram recuperadas na quinta-feira (30). Investigadores agora buscam determinar as causas do acidente devastador.
O gravador de voz da cabine (CVR) e o gravador de dados de voo (FDR) do Bombardier CRJ700, que transportava 64 passageiros, foram resgatados das águas geladas do Potomac. A aeronave colidiu com um helicóptero militar Sikorsky H-60 Black Hawk, que tinha três tripulantes a bordo.
Com 67 mortes, este é o pior desastre aéreo nos EUA desde novembro de 2001, quando um voo comercial caiu logo após decolar de Nova York.
Após horas de buscas sem sucesso por sobreviventes, as equipes de emergência concentraram-se na recuperação dos corpos das vítimas no Rio Potomac, próximo ao Aeroporto Ronald Reagan. Até a manhã de quinta-feira, 28 corpos haviam sido resgatados, segundo o corpo de bombeiros, enquanto veículos da imprensa norte-americana relataram posteriormente que o número subiu para 40.
Investigação e Análise das Caixas-Pretas
O NTSB assumiu a investigação para determinar a causa exata do acidente – o mais mortal em mais de duas décadas no país. Autoridades afirmaram que, neste estágio, não há evidências suficientes para confirmar ou descartar fatores contribuintes. Um relatório preliminar deve ser divulgado em até 30 dias.
Reação de Trump e Ângulo Políticos
O ex-presidente Donald Trump atribuiu o acidente a “decisões equivocadas”, sugerindo que políticas de inclusão do governo Biden agravaram a escassez de profissionais na área de segurança aérea. Em vez de focar em erro do piloto ou no subdimensionamento da torre de controle, Trump direcionou a narrativa para críticas a políticas que ele rejeita.
Conhecido por estratégias midiáticas, Trump usou o acidente para atacar iniciativas de diversidade, alegando que elas comprometem a segurança – sem apresentar provas. Questionado por jornalistas, respondeu com ironia: “Esperava uma pergunta mais inteligente de você”, encerrando o debate.
Pontos-Chave da Investigação
A mídia internacional e analistas destacam dois fatores críticos que podem ter contribuído para a tragédia:
- Subdimensionamento da torre de controle, sobrecarregando o controlador de plantão.
- O helicóptero militar possivelmente voava em altitude superior à autorizada.
Torre de Controle com Falta de Pessoal
Segundo o The New York Times, a torre do Aeroporto Ronald Reagan operava com equipe insuficiente no momento do acidente. Um relatório da Administração Federal de Aviação (FAA) indicou que o número de controladores era inadequado para o volume de tráfego aéreo naquele horário.
O controlador responsável por helicópteros também gerenciava decolagens e pousos de aviões – tarefas normalmente divididas entre dois profissionais. A sobrecarga teria dificultado a comunicação, já que controladores usam frequências de rádio distintas para helicópteros e aviões. Assim, os pilotos envolvidos podem não ter ouvido os alertas uns dos outros.
O NYT ressaltou que a torre do Aeroporto Reagan sofre com falta crônica de pessoal há anos. Um relatório da FAA de 2023 ao Congresso apontou que o local tinha apenas 19 controladores certificados, abaixo dos 30 recomendados por sindicatos e pela própria agência. Muitos profissionais trabalhavam turnos de até 10 horas, com apenas um dia de folga semanal.
Alteração na Rota do Helicóptero Militar
Fontes do NYT revelaram que o Black Hawk voava em altitude superior à autorizada e fora de sua rota designada durante um exercício de treinamento de “continuidade do governo” – operação sigilosa para evacuar autoridades em caso de catástrofe.
Quatro fontes anônimas relataram que o helicóptero deveria estar em altitude mais baixa e em local diferente ao atravessar o espaço aéreo congestionado próximo ao aeroporto.
Momentos Finais Antes da Colisão
Gravações da torre de controle mostram pedidos repetidos ao piloto do Black Hawk para “manter contato visual” com o avião da American Airlines e “passar atrás” da aeronave. Pouco depois, um controlador exclama:
“Acabei de ver uma bola de fogo… e ela desapareceu” – a última comunicação antes da perda de contato.
Este artigo foi traduzido com assistência de AI e revisado pela nossa redação de https://www.dailyrecord.co.uk/