Bruce Dickinson destaca impacto do Black Album do Metallica no metal

O vocalista do Iron Maiden elogia a ousadia da banda ao lançar o icônico álbum, que ajudou a levar o metal ao mainstream.


Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, ressaltou a importância do Black Album, do Metallica, para o crescimento do heavy metal. Em entrevista à Classic Rock, o cantor destacou como o disco revolucionou a popularidade do gênero e reconheceu a coragem da banda em dar um passo decisivo para um público mais amplo.



“Nós mesmos, Judas Priest e Pantera, todos chegamos a uma encruzilhada onde tivemos a chance de realmente subir para o próximo nível. Mas nenhum de nós teve coragem de fazer isso. O Metallica teve, no entanto”, afirmou.



Dickinson enfatizou que a banda de James Hetfield e Lars Ulrich soube aproveitar a oportunidade, assumindo riscos que resultaram em enorme sucesso. “Você tem que dar a eles um grande crédito por agarrar a oportunidade quando ela surgiu, assumindo o risco e merecidamente colhendo as enormes recompensas. Você não pode subestimar a conquista deles com este álbum.”


O cantor também falou sobre a influência do Black Album na cena do metal global, destacando sua produção refinada e seu impacto na atração de novos ouvintes.

Faixa “Enter Sandman”



“É um daqueles álbuns seminais que simplesmente acerta. É extremamente bem produzido, e cada nota naquele álbum está totalmente sob controle. Eu admiro como eles fizeram isso e o que fizeram com as músicas, e foi muito eficaz: sem dúvida ajudou a empurrar o metal para o mainstream”, comentou.



Embora reconheça o talento do produtor Bob Rock no desenvolvimento do som do Metallica, Dickinson apontou diferenças na abordagem do Iron Maiden em relação ao controle de produção.

“Nós nunca poderíamos fazer um álbum como esse, porque não estamos tão sob controle, e não queremos estar. Com a gente, as rodas do ônibus cairiam e acabaríamos demitindo o produtor!”, brincou.



O Black Album, lançado em 1991, marcou uma guinada na sonoridade do Metallica, tornando-se um dos álbuns mais vendidos da história do rock e consolidando a banda como um dos maiores nomes do gênero.




Texto adaptado de Classic Rock e revisado pela nossa redação

Compartilhar: