Uma tempestade geomagnética extrema foi observada no início da manhã de sábado, a mais poderosa ocorrendo em quase 20 anos, disse um especialista meteorológico.
“O Centro Nacional Chinês de Clima Espacial anunciou seu primeiro alerta de uma tempestade geomagnética G5 – a classificação mais forte na escala de G1 a G5 – no início da manhã de sábado, desde 2006”, disse Chen Anqin, principal meteorologista do Centro Nacional Chinês de Clima Espacial no sábado.
Uma tempestade G4 foi observada às 23h de sexta-feira (horário de Pequim), e então foi atualizada para G5 e durou das 5h às 11h de sábado, disse Chen.
“Desde quarta-feira, múltiplos flares solares moderados e fortes estavam associados a ejeções de massa coronal. Isso perturbou o campo magnético da Terra e resultou nesta rodada de tempestades geomagnéticas”, disse ela, acrescentando que há uma alta possibilidade de mais tempestades G3, G4 ou até G5 nos próximos dias.
Distúrbios ionosféricos súbitos foram observados em partes da China nas últimas 24 horas, disse o centro.
Alguns internautas compartilharam online a forte aurora que viram em Altay, localizada na parte norte da região autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste da China.
O centro emitiu um alerta vermelho para tempestades geomagnéticas às 9h de sábado, o mais alto em seu sistema de alerta, prevendo mais ocorrências nos próximos dias e alertando sobre o impacto das tempestades na comunicação de ondas curtas, sistemas de navegação e satélites em órbita.
Fonte: adaptado do original em inglês de ecns.cn