O abandono de carrinhos de compras é um dos grandes desafios do e-commerce. Pesquisas da E-commerce Radar indicam que, no Brasil, 82% dos consumidores abandonam produtos nos carrinhos.
Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, espera-se que o e-commerce atinja um faturamento de R$ 205 bilhões em 2024. No entanto, os varejistas ainda enfrentam o problema dos altos índices de carrinhos abandonados no checkout, o que representa muitos clientes em potencial desistindo de suas compras no último momento.
“Nathan Marion, gerente geral da Yuno, uma orquestradora global de pagamentos, afirma que o Brasil possui uma das maiores taxas de abandono de carrinho no mundo. Os prejuízos para os e-commerces incluem perda de receita direta, diminuição da taxa de conversão, danos à reputação da marca e ameaça à competitividade”, acrescenta.
Gabriel Vecchia, Diretor Sênior de Vendas da Signifyd no Brasil, uma empresa de tecnologia antifraude para e-commerce, ressalta que “não adianta proporcionar uma excelente jornada de compra se falhar na etapa final”.
Por exemplo, o setor de alimentos e bebidas (NIQ Ebit), com alta intenção de compra no e-commerce no primeiro trimestre de 2024, apresenta 59% dos consumidores interessados em adquirir itens do segmento, mas com uma taxa de abandono de carrinho de 72% (Dividend Yield).
Assim, para ajudar os e-commerces a aumentarem suas vendas e terem mais êxito, Nathan Marion, da Yuno, e Gabriel Vecchia, da Signifyd, oferecem quatro dicas para minimizar o impacto negativo do abandono de carrinhos no comércio eletrônico.