Economia

Acionistas da Tesla Aprovam Pacote de Remuneração de US$ 56 Bilhões para Musk


SAN FRANCISCO, 13 de junho (Reuters) – Os acionistas da Tesla (TSLA.O) estão votando a favor de um pacote de remuneração de US$ 56 bilhões para Elon Musk e da mudança da sede legal do fabricante de veículos elétricos para o Texas, informou o CEO nas redes sociais nesta quarta-feira.

“Obrigado pelo apoio!”, escreveu Musk em sua plataforma social X na noite de quarta-feira. Em seu post, Musk incluiu gráficos mostrando que as resoluções estavam prestes a ser aprovadas, embora os acionistas possam mudar seu voto até o início da reunião anual.

A aprovação do maior pacote de remuneração na história corporativa dos EUA pode aliviar as preocupações dos investidores sobre o futuro de Musk na empresa, ao mesmo tempo que fornece à Tesla argumentos em sua luta para reverter uma decisão judicial que anulou o pacote de pagamento.

Uma pessoa familiarizada com a contagem preliminar dos votos disse que uma combinação de grandes investidores institucionais e votos de investidores de varejo foi responsável pelo apoio.

O resultado será anunciado em uma reunião na sede da Tesla no Texas às 16h30 ET (20h30 GMT) na quinta-feira.

Musk ainda enfrentará uma longa batalha legal para convencer o juiz de Delaware que disse que o conselho da Tesla estava “submisso” a ele, enquanto potencialmente lida com novas ações judiciais sobre a votação mais recente.

“Mesmo que os acionistas aprovem o antigo pacote, não está claro se o tribunal de Delaware permitirá que essa votação seja efetiva”, disse Adam Badawi, professor de direito na UC Berkeley.

As ações da Tesla subiram 6,7% no pregão de pré-mercado na quinta-feira, após um aumento de 3,9% no dia anterior à reunião de acionistas.

Leia Também!  O Poder de Elon Musk no Processo de Transição de Trump

Principais empresas de consultoria como Glass Lewis e Institutional Shareholder Services (ISS) haviam recomendado que os acionistas rejeitassem o pacote de remuneração, e grandes investidores, incluindo o fundo soberano da Noruega e grandes fundos de pensão dos EUA, haviam declarado que votariam contra.

Os acionistas da Tesla também votaram em outras propostas, incluindo a mudança da sede legal de Delaware para o Texas, bem como a reeleição de dois membros do conselho: o irmão de Musk, Kimbal Musk, e James Murdoch, filho do magnata da mídia Rupert Murdoch.

REFERENDO

Embora Musk seja indubitavelmente a força motriz da Tesla, sendo creditado por grande parte de seu sucesso, as vendas e os lucros da empresa diminuíram. Alguns investidores viram a votação sobre a remuneração de Musk como um teste de confiança em sua liderança.

As ações da Tesla perderam quase 60% de seu valor desde o pico em 2021, quando Musk começou a vender bilhões de dólares de sua participação, parcialmente para financiar a compra do Twitter, gerando preocupações de que ele estaria se espalhando demais. Atualmente, ele dirige seis empresas, incluindo a construtora de foguetes SpaceX, a gigante das redes sociais X – anteriormente Twitter – e a firma de inteligência artificial xAI, criada por Musk em 2023.

A loquacidade de Musk e sua habilidade para criar controvérsias também têm afetado a reputação e as vendas da Tesla. A empresa enfrentou várias ações judiciais alegando que tolerou o assédio a trabalhadores, alegações que nega.

O pacote de remuneração permitiria a Musk fortalecer a propriedade “à custa de diluir o valor dos acionistas”, disse Marcie Frost, CEO do Sistema de Aposentadoria de Funcionários Públicos da Califórnia.

A Tesla tem buscado apoio para o pacote de remuneração de Musk, especialmente de investidores de varejo, que compõem uma porcentagem incomumente alta de sua base de proprietários, mas que frequentemente não votam.

Executivos da empresa postaram mensagens no X, dizendo que Musk é crucial para o sucesso da Tesla. A Tesla veiculou anúncios nas redes sociais, e Musk prometeu uma visita pessoal à fábrica da Tesla no Texas para alguns acionistas que votaram.

Leia Também!  Elon Musk alerta sobre riscos de IAs com viés progressista e faz previsões para o futuro da tecnologia

O conselho afirmou que Musk merece o pacote porque atingiu todas as metas ambiciosas de valor de mercado, receita e lucratividade.

O pacote de remuneração também é necessário para manter Musk dedicado à Tesla, disse o conselho, embora o juiz de Delaware tenha afirmado que o plano de pagamento de 2018 não garantiu que Musk se comprometesse substancialmente com a Tesla, uma preocupação ecoada por investidores.

Musk ameaçou construir produtos de IA e robótica fora da Tesla se não conseguir controle de voto suficiente, o que requer a aprovação do pacote de pagamento de 2018.

“Com base em todas as nossas discussões no último mês, grandes acionistas sabiam que votar não representaria o risco de Musk eventualmente deixar de ser CEO e o risco superava a recompensa”, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities, em uma nota de pesquisa.

BATALHA JUDICIAL

O tribunal de Delaware que invalidou o pacote de remuneração afirmou que o plano foi proposto por um conselho em conflito, com laços pessoais e financeiros estreitos com seu principal executivo.

O conselho realizou a votação dos acionistas como uma forma de fortalecer seu recurso da decisão, na qual o juiz citou a falha do conselho em informar plenamente os acionistas antes de aprovar o pacote de pagamento em 2018.

“Como os acionistas votam agora não responde realmente à questão de se o conselho violou seus deveres em 2018, e essa é a questão em apelação”, disse Ann Lipton, professora de direito corporativo na Universidade de Tulane.

Musk pode ter que esperar anos para saber se seu pacote de pagamento será restaurado enquanto os recursos percorrem o caminho até a Suprema Corte de Delaware.

Texto adaptado do original em infles. Reportagem de Hyunjoo Jin e Abhirup Roy em San Francisco, Greg Roumeliotis em Nova York e Abinaya Vijayaraghavan em Bengaluru; Edição de Nivedita Bhattacharjee, Miral Fahmy e Mark Potter.

Compartilhar: