A Aena Brasil, empresa espanhola que gerencia seis aeroportos no Nordeste, anunciou no domingo (03) que a inauguração da nova estrutura do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, está marcada para sexta-feira (08). Além de João Pessoa, a concessionária é responsável pelos aeroportos de Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Recife (PE).
A expansão do terminal de passageiros, pátios de aeronaves e melhorias na pista de pouso e decolagem resultaram em uma renovação completa das infraestruturas. As áreas operacionais foram ampliadas em até o dobro, com maior espaço nas salas de embarque e desembarque, reorganização do fluxo de passageiros e aprimoramento geral da experiência do usuário. Com essas mudanças, a capacidade operacional do aeroporto aumentou em 80%.
Todas as obras planejadas no contrato de concessão para o Aeroporto de João Pessoa foram concluídas e já estão disponíveis para os passageiros. A Aena destacou que as melhorias realizadas além do contrato foram ajustes solicitados pela concessionária ao consórcio responsável pelas obras, buscando aprimorar ainda mais as entregas.
Em janeiro de 2024, entre os cinco principais aeroportos da Aena no Brasil, João Pessoa teve o maior crescimento, registrando um aumento de 16,1%, com 173,2 mil passageiros e 1.588 pousos e decolagens (24,2% a mais do que em janeiro de 2023).
A Aena Brasil administra um total de 17 aeroportos no país, que movimentaram mais de 3,8 milhões de passageiros em janeiro, representando um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e 4% em comparação com dezembro. O diretor de Relações Institucionais da Aena Brasil, Marcelo Bento, participará do evento “Café com Turismo” em João Pessoa, na quinta-feira (07), proporcionando uma oportunidade para discutir projetos e ações no setor turístico. O encontro faz parte do projeto da Abrajet (Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo), seccional Paraíba.