A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 50% para 54%, enquanto a reprovação caiu para 43%, conforme pesquisa Genial/Quaest. O crescimento na aprovação foi significativo entre eleitores que ganham até dois salários mínimos, aumentando de 62% para 69%. Entre aqueles com idades entre 35 e 59 anos, a aprovação subiu para 56%.
A avaliação do governo Lula também melhorou, com 36% considerando a gestão positiva, um aumento em relação aos 33% de maio. Por outro lado, a avaliação negativa caiu de 33% para 30%.
Apesar dessas melhorias, a percepção sobre a economia continua negativa. Para 36%, a situação econômica piorou nos últimos 12 meses, enquanto 28% acreditam que houve melhora. No entanto, a expectativa para o futuro é mais otimista, com 52% esperando uma melhoria econômica.
A maioria dos entrevistados concorda com as opiniões de Lula sobre economia e juros, com 90% apoiando aumentos salariais acima da inflação e 87% considerando os juros altos demais. A pesquisa foi realizada com 2.000 entrevistas presenciais entre os dias 5 e 8 de julho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.