Beijing, Shenzhen e Shanghai são as cidades mais competitivas em desenvolvimento de IA na China, segundo relatório divulgado na CTIS 2024.
Beijing, Shenzhen e Shanghai ocupam as três primeiras posições entre as 100 cidades mais competitivas no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) na China. A informação é do China Artificial Intelligence City Competitiveness Ranking Research Report, divulgado pelo TMTPost Group, Firestone Inventing e JD Group durante a Exposição de Tecnologia e Inovação do Consumidor de 2024 (CTIS), que começou em 13 de junho no Shanghai New International Expo Center.
O relatório avaliou o nível de desenvolvimento de 338 cidades chinesas no domínio da IA por meio de quatro dimensões: reservas de fatores, potencial de desenvolvimento, output de benefícios e penetração urbana. O objetivo é mostrar o progresso mais recente da inteligência artificial em diversas cidades do país.
Além disso, o estudo visa ajudar cada cidade a formular planos industriais abrangentes e diretrizes de ação, atrair investimentos e talentos, e auxiliar empresas na elaboração de estratégias de mercado mais eficazes.
A exposição de três dias foca em sete áreas principais, incluindo IA, veículos elétricos, metaverso, robótica, casas inteligentes, áudio e periféricos de computador. Mais de 600 marcas de tecnologia, startups e empresas de eletrônicos de consumo participam do evento.
Os visitantes têm a oportunidade de interagir com tecnologias de ponta em 16 zonas de experiência tecnológica, destacando-se a área de experiência do Apple Vision Pro e de um RV conectado inteligente.