Anatel organiza eventos sobre tecnologias quânticas para discutir avanços, desafios e a inserção do Brasil no cenário global de telecomunicações e TICs.
O avanço das tecnologias quânticas está trazendo transformações significativas nos campos da computação e das comunicações, prometendo oportunidades inovadoras e desafios substanciais para o setor de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Essas inovações podem representar uma ruptura com os paradigmas atuais, possibilitando o desenvolvimento de sistemas de comunicação mais rápidos e resilientes. Ao mesmo tempo, suscitam preocupações sobre a eficácia dos atuais mecanismos de segurança da informação.
A compreensão e a integração desses avanços são essenciais para a formulação de políticas públicas e regulatórias, além de estarem intimamente ligadas a questões de soberania digital. No âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas especializada em telecomunicações e TICs, já existem iniciativas focadas na distribuição de chaves quânticas (QKDN) e na padronização da segurança da informação baseada em tecnologias quânticas, coordenadas pelas Comissões de Estudos 11, 13 e 17 do Setor de Padronização das Telecomunicações (UIT-T). A importância estratégica e política desse tema também tem sido discutida em alguns trabalhos do Conselho da UIT.
Nesse contexto, a representação brasileira na UIT e em outros fóruns internacionais de telecomunicações, como a Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), precisa dar atenção especial ao tema. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordena essa representação, trabalha através das Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs) de Governança e Regimes Internacionais (CBC 1) e de Normalização das Telecomunicações (CBC 3). Essas comissões são abertas à participação de outros órgãos governamentais, sociedade civil, academia e setor privado, contando também com representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Para promover uma discussão abrangente e coordenada sobre os avanços tecnológicos e suas implicações para o Brasil, as CBCs 1 e 3 organizaram uma série de eventos e reuniões, convidando todos os atores envolvidos para participarem das seguintes atividades:
- Mapeamento dos Atores e Iniciativas Brasileiras em Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs – Reunião Híbrida
- Data: 22 de julho de 2024
- Horário: 16h às 17h30
- Local: Anatel Sede, Brasília, DF
- Inserção Internacional do Brasil em Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs – Reunião Híbrida
- Data: 26 de julho de 2024
- Horário: 15h às 16h
- Local: Anatel Sede, Brasília, DF
- Mesa Redonda sobre Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs nas Américas – Evento Paralelo
- Data: 19 de agosto de 2024
- Horário: 9h30 às 11h
- Local: 45ª Reunião do Comitê Permanente I da CITEL, João Pessoa, PB
Os interessados em participar ou apresentar contribuições devem encaminhar suas manifestações para os e-mails cbc1@anatel.gov.br e secbc3@anatel.gov.br. Este esforço conjunto visa garantir que os avanços tecnológicos em inovação quântica sejam abordados de forma regional e global, sempre considerando as perspectivas, necessidades e interesses nacionais.