Internacional

Brasileira Ferida no Líbano Apresenta Melhoras, Família Divulga Primeira Foto no Hospital

A brasileira Fatima Boustani, ferida em um bombardeio no Líbano, apresentou sinais de recuperação, deixando a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sua família divulgou a primeira foto dela no hospital, mostrando curativos no rosto.

Estado de Saúde e Hospitalização

Fatima, de 30 anos, foi gravemente ferida no bombardeio que atingiu sua casa em Saddike, no Sul do Líbano, em 1º de junho. Inicialmente internada em estado grave no Hospital Libanês Italiano em Tiro, ela foi transferida para um hospital em Beirute, onde continua recebendo cuidados médicos e deve passar por novas cirurgias antes de poder receber alta.

Situação dos Filhos

No momento do ataque, Fatima estava com dois de seus quatro filhos. A filha de 10 anos, que também foi gravemente ferida, permanece hospitalizada em Tiro após passar por três cirurgias na perna. O filho de 9 anos, que sofreu ferimentos mais leves, recebeu alta na quarta-feira (5). As outras duas crianças, de 12 e 7 anos, estavam na casa dos avós no momento do bombardeio e não se feriram.

Reação da Família

Ahmad Aidibi, marido de Fatima e residente em Itapevi, na Grande São Paulo, está preocupado com a segurança da família. Ele se mudou para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho e planeja trazer a família ao país devido à escalada do conflito no Líbano. “Precisamos trazê-los porque a situação da guerra está ficando mais grave,” disse Hussein Ezzddein, primo de Ahmad.

Apoio do Governo Brasileiro

Em resposta ao incidente, o governo brasileiro condenou o ataque e está prestando apoio à família. Em nota, expressou indignação e pediu contenção às partes envolvidas no conflito. A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e a equipe médica, oferecendo apoio consular.

Contexto do Conflito

Os ataques aéreos que feriram Fatima e seus filhos foram conduzidos por Israel, que visava áreas controladas pelo grupo Hezbollah. A situação no Sul do Líbano tem se deteriorado devido aos intensos confrontos entre forças israelenses e militantes do Hezbollah. Em resposta aos ataques, o Hezbollah afirmou ter interceptado um drone israelense.

Planejos para o Futuro

Apesar das dificuldades, a família de Fatima está determinada a se reunir no Brasil. Fatima, que já morou no Brasil anteriormente e recentemente adquiriu a nacionalidade brasileira junto com seus filhos, planejava se mudar para a Grande São Paulo após o término do período escolar das crianças.

A comunidade internacional e as agências de notícias continuam a monitorar a situação no Líbano, com esperanças de que os conflitos cessem e novas vítimas civis sejam evitadas.

Compartilhar: