O fotógrafo brasileiro Adriano Mendes de Carvalho conquistou o 3º lugar no iPhone Photography Awards, sendo o destaque do país nesta edição.
O piauiense Adriano Mendes de Carvalho, de 38 anos, garantiu o 3º lugar na categoria de fotografia de pessoas na 16ª edição do iPhone Photography Awards (IPP Awards), um dos prêmios mais reconhecidos mundialmente para imagens capturadas com iPhones. Natural de Parnaíba, Carvalho é o brasileiro com a melhor colocação nesta edição do concurso.
“fotografia depende do olhar e não do equipamento”.
A fotografia vencedora, intitulada “Senhor dos Ventos”, retrata um senhor de cabelos brancos esvoaçantes, em destaque no centro da imagem, clicada durante um passeio do fotógrafo em Buenos Aires, Argentina. Carvalho notou o efeito do vento sobre os cabelos do homem, somado ao seu semblante expressivo, e decidiu seguir o senhor por alguns quarteirões até conseguir fotografá-lo. Após mostrar a imagem ao retratado, obteve sua permissão para uso.
“Muitas vezes não acreditamos que somos capazes de algo, mas sempre tem quem intervenha de uma forma ou outra, e vemos que somos mais do que imaginamos”, afirmou Carvalho, destacando que, para ele, “fotografia depende do olhar e não do equipamento”.
Com uma carreira de 10 anos na fotografia, Carvalho participa do IPP Awards há cinco anos e, nesta edição, enviou apenas uma imagem, embora fosse permitido o envio de até 25 fotos. Desde o início, sua trajetória no mundo das imagens foi marcada pela paixão, que surgiu em 2012, quando começou a fotografar no terreiro de Umbanda que frequentava. No entanto, ele só conseguiu se dedicar exclusivamente à fotografia após dois anos, conciliando cursos e contatos com profissionais da área até deixar seu emprego anterior em um escritório de advocacia.
Fotógrafo profissional há 10 anos, Carvalho participa do IPP Awards há cinco. Nesta edição enviou apenas uma imagem (é permitido o envio de até 25 fotos para concorrer): a “Senhor dos Ventos”
Hoje, além de ser fotógrafo profissional, Adriano é professor no Senac Piauí, onde ensina técnicas de fotografia no polo de Parnaíba. Ele também desenvolve projetos pessoais, como um documentário sobre a Umbanda, que une fotografia e audiovisual.
Para seus trabalhos, Carvalho utiliza câmeras da Fujifilm, mas destaca a praticidade e qualidade do iPhone, que, segundo ele, permite captar imagens de forma discreta e menos invasiva. “Essa foto tem todo um contexto de informações juntas que são muito boas, contam uma história muito interessante (…) A expressão, ele estar vestido de terno, ser uma cidade grande e a personalidade forte dele, juntamente com algo inesperado, inusitado, quase caricato, que é a questão do vento no cabelo”, explicou o fotógrafo sobre sua imagem premiada.
Texto adaptado de Tilt/UOL e revisado pela nossa redação.