Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um acidente na tarde desta terça-feira (22) na Grande Natal, com a informação confirmada pela assessoria da FAB no Rio Grande do Norte. O incidente ocorreu em Parnamirim, em uma área de vegetação próxima a diversos condomínios residenciais.
De acordo com relatos de moradores da localidade, um estrondo alto foi ouvido no momento da queda, seguido pela formação de uma nuvem de fumaça. “Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui nessa região por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região”, afirmou o jornalista Jocaff Souza, residente em um bairro nas proximidades do acidente.
O Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado e enviou duas equipes para controlar o incêndio na vegetação do local.
A Base Aérea de Natal está se preparando para receber o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que acontecerá entre os dias 3 e 15 de novembro. Este evento multinacional e operacional, organizado pela FAB, tem como objetivo o treinamento conjunto em cenários de conflito, promovendo a troca de experiências entre os países participantes. A edição de 2024 contará com a participação de 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
O Cruzex é considerado o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, com a liderança da Força Aérea Brasileira e a colaboração do Exército e da Marinha do Brasil. O evento prevê mais de 1.500 horas de voo, englobando diversas missões, como ataques ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Esta matéria está em atualização.