CiênciasTecnologia

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode banir TikTok no país

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei nesta quarta-feira (13) que poderia resultar no banimento do TikTok no país. A legislação exige que o aplicativo, controlado pela empresa chinesa ByteDance, seja adquirido por uma nova empresa nos EUA, caso contrário, terá que cessar suas operações no país.

O projeto agora segue para o Senado e aguarda a sanção do presidente. O presidente Joe Biden expressou anteriormente sua disposição em assinar a lei, que conta com amplo apoio bipartidário.

O TikTok declarou que espera que o Senado “considere os fatos e ouça seus eleitores” antes de tomar qualquer decisão. Um porta-voz do TikTok também enfatizou o impacto econômico e social da plataforma, afirmando que cerca de 7 milhões de pequenas empresas e 170 milhões de americanos utilizam o serviço.

Se aprovado em todas as instâncias, a ByteDance terá até seis meses para encontrar um comprador nos EUA. Esse novo proprietário não pode ter vínculos com a empresa chinesa.

Caso a ByteDance se recuse a cumprir a determinação ou não encontre um comprador, as gigantes tecnológicas Apple e Google, proprietárias das lojas de aplicativos App Store e Play Store, respectivamente, serão obrigadas a remover o TikTok de suas plataformas.

Compartilhar: