A Rota Cultural Caminhos do Frio, em sua 19ª edição, está em pleno vapor, impulsionando a economia e garantindo 90% de ocupação nos hotéis e pousadas do Brejo paraibano nos finais de semana. Este evento, que ocorre ao longo de 69 dias, abrange 10 municípios da região, combinando programação cultural, culinária e belezas naturais.
Jaime Souza, presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, destacou o foco no turismo de experiência como um dos principais fatores para o crescimento da rota. “O turismo só cresce quando a região é fortalecida e unida. Temos uma programação de segunda a domingo e nossas pousadas já estão com 90% de ocupação nos finais de semana”, afirmou.
O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares, ressaltou a importância de estimular a interiorização do turismo, beneficiando a economia local. “O Caminhos do Frio movimenta toda uma economia, desde o hoteleiro até o dono do restaurante e vendedores de lanches, gerando renda para a região.”
A rota enaltece as tradições artísticas e culturais do Brejo, destacando o movimento Armorial, que valoriza as artes populares nordestinas. O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, mencionou a continuidade do sucesso após o São João da Paraíba, com o Caminhos do Frio conquistando reconhecimento no Nordeste e no Brasil.
Entre as novidades deste ano, todos os municípios da rota participarão do Festival Gastronômico, oferecendo experiências culinárias típicas, oficinas, cursos de sommelier e aulas shows. A Rota das Igrejas Criativas será uma atração semanal, e haverá um foco especial no empreendedorismo feminino no campo.
Confira as datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio:
- Areia: 1 a 7 de julho
- Pilões: 8 a 14 de julho
- Matinhas: 15 a 21 de julho
- Solânea: 22 a 28 de julho
- Serraria: 29 de julho a 4 de agosto
- Borborema: 5 a 11 de agosto
- Remígio: 12 a 18 de agosto
- Bananeiras: 19 a 25 de agosto
- Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro
- Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro
Com informações de Michelle Farias – Pauta Real