Os carros elétricos e híbridos estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas das cidades ao redor do mundo. No entanto, uma pesquisa realizada no Reino Unido revelou que esses veículos têm uma probabilidade maior de atropelar pedestres em comparação com carros movidos a gasolina ou diesel.
O estudo, publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, analisou dados de 32 bilhões de milhas percorridas por carros elétricos e 3 trilhões de milhas por carros a gasolina e diesel. Os resultados mostraram que, para cada milha percorrida, os carros elétricos e híbridos têm pelo menos o dobro da probabilidade de atropelar pedestres em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis. Em áreas urbanas, essa probabilidade é até três vezes maior.
Os pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres investigaram dados de viagens e acidentes de trânsito no Reino Unido entre 2013 e 2017. Durante esse período, contabilizaram 916.713 vítimas de acidentes, sendo pelo menos 120.197 pedestres. Desses, mais de 96.000 foram atropelados por carros ou táxis.
Embora carros movidos a gasolina ou diesel sejam mais comuns nas estradas, resultando em um maior número absoluto de acidentes envolvendo pedestres, os dados ajustados para a mesma distância percorrida revelaram que os carros elétricos são mais perigosos. A taxa média anual de acidentes com pedestres por 100 milhões de milhas foi de 5,16 para carros elétricos e híbridos, comparada a 2,4 para carros a gasolina e diesel.
Os pesquisadores propuseram várias hipóteses para explicar essa discrepância. Primeiramente, os carros elétricos tendem a ser conduzidos por motoristas mais jovens e inexperientes. Além disso, esses veículos são geralmente mais pesados e possuem uma aceleração rápida, aumentando a distância de frenagem.
No entanto, a principal suspeita é o som. Carros elétricos e híbridos são muito mais silenciosos do que os movidos a gasolina, o que pode ser um problema em ambientes urbanos barulhentos. Phil Edwards, professor de epidemiologia e estatísticas na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e um dos autores do estudo, destacou que pedestres estão acostumados a navegar pelas ruas ouvindo o tráfego. “Se você está migrando para um carro elétrico, lembre-se de que é um tipo novo de veículo. Carros elétricos são um risco para pedestres porque são menos prováveis de serem ouvidos do que carros a gasolina ou diesel”, afirmou Edwards ao The Guardian.
Ele concluiu enfatizando a necessidade de cautela por parte dos motoristas desses veículos: “Eles são muito mais silenciosos do que os carros antigos, e pedestres aprenderam a navegar pelas ruas ouvindo o tráfego. Motoristas desses veículos precisam ser extremamente cautelosos.”