Tecnologia

Cenários da Globo estão na mira da Justiça: uso indevido de tecnologia

Equipamentos que controlam luminosidade nos telejornais seriam de empresa que detém patente

A Da Silva Projetos Luminotécnicos está processando a TV Globo por uso indevido de uma tecnologia patenteada que é empregada nos cenários panorâmicos de seus telejornais, a qual controla a luminosidade externa e assegura a captação de imagens claras e com cores vivas pelas câmeras. A empresa, que moveu a ação e possui a patente da tecnologia de iluminação, alega que a emissora adquiriu os equipamentos de um ex-funcionário da Da Silva, que estava a par de todos os detalhes de fabricação e replicou o sistema para a emissora após deixar de trabalhar com o inventor. Este equipamento é utilizado em programas como Bom Dia Brasil, Bom Dia São Paulo e Bom Dia Rio, dentre outros que apresentam cenários panorâmicos com vistas externas.

Gilberto Alves da Silva, contratado pela ré de 2000 a 2013 como iluminador, utilizou sua expertise profissional em 2008 para criar um dispositivo que controla a incidência de luz solar, permitindo a gravação de imagens de alta qualidade mesmo sob intensa luz solar. A invenção envolve um equipamento motorizado que ajusta verticalmente placas de acrílico ND 03 e 06, destinadas a regular e filtrar a luz natural nos estúdios panorâmicos, conforme consta no processo acessado pela coluna GENTE.

A invenção do equipamento foi requerida pela Da Silva Projetos Luminotécnicos junto ao INPI, envolvendo a instalação de placas de acrílico com pigmento luminoso e a criação de um sistema elétrico para movimentá-las, sendo adaptável ao espaço em uso. Alega-se que a TV Globo copiou indevidamente a concepção e desenvolvimento do projeto, bem como as placas de acrílico. A empresa pede que a Justiça determine o valor dos royalties para estabelecer a compensação devida.

Compartilhar: