A OpenAI anunciou o lançamento do ChatGPT o1-mini, uma nova tecnologia de inteligência artificial que promete raciocinar de forma semelhante aos humanos. Inicialmente disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus ou Team, o modelo agora pode ser acessado por usuários com contas gratuitas, embora apenas um grupo seleto tenha permissão para testá-lo.
Para verificar se seu assistente já está atualizado com o o1-mini, basta clicar na opção ChatGPT Auto na parte superior da tela. Contudo, a OpenAI não divulgou os critérios para a seleção dos usuários que podem experimentar o novo modelo.
Embora o o1-mini apresente capacidades de raciocínio lógico, ele é mais lento do que o ChatGPT-4. Este modelo, por sua vez, é especializado na geração de códigos e foi projetado para ser mais eficiente em termos energéticos.
Enquanto o o1-mini é limitado a 50 mensagens por sessão, seu modelo irmão, o ChatGPT o1, possui um limite de 30. A OpenAI planeja, no futuro, tornar o ChatGPT o1-mini disponível para todos os usuários.
Texto adaptado de OpenAI.