Projeções indicam aumento contínuo na adesão e desenvolvimento de tecnologias digitais até 2027.
A China registrou avanços significativos na expansão da tecnologia 5G e da Internet das Coisas (IoT) nos primeiros dez meses de 2024, consolidando sua posição de liderança no setor. Segundo o World Internet Development Report 2024, o país já concentra mais da metade dos 1,57 bilhão de usuários de 5G no mundo, número alcançado até o final de 2023.
Dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação revelam que, até outubro, o número de usuários de 5G na China atingiu 995 milhões. Além disso, o país possui 4,141 milhões de estações-base de 5G, representando 32,8% do total de estações móveis nacionais.
Na última sexta-feira, foi divulgado um plano de ação conjunto elaborado por diversos departamentos governamentais. A meta é ultrapassar uma taxa de penetração de 85% de usuários de 5G até o final de 2027.
O documento enfatiza a importância do desenvolvimento em larga escala de aplicações 5G e da promoção da integração e inovação de tecnologias digitais. As projeções indicam que, até lá, o 5G será responsável por 75% do tráfego de internet móvel no país e mais de 100 milhões de dispositivos IoT estarão conectados à rede 5G.
Texto adaptado de ECNS e revisado pela nossa redação.