China autoriza testes de tecnologia autônoma Nível 3 em vias públicas, marcando um passo importante para a comercialização de veículos autônomos no país.
A China deu mais um passo significativo rumo à comercialização da condução autônoma, com a recente autorização concedida ao primeiro grupo de montadoras nacionais para testar a tecnologia autônoma Nível 3 em vias públicas. A decisão foi anunciada após uma análise preliminar e avaliação seletiva de propostas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, juntamente com outras autoridades.
Entre as nove montadoras selecionadas estão nomes renomados como BYD e Nio, além de empresas estatais como FAW, BAIC e SAIC. A seleção é considerada um avanço importante, oferecendo às montadoras uma vantagem competitiva na corrida para comercializar a condução autônoma. Especialistas da indústria acreditam que isso pode abrir caminho para a aprovação regulatória do uso comercial de veículos autônomos.
Os testes em vias públicas podem resultar na produção em massa e na venda de veículos autônomos, incluindo serviços de robotáxis. Curiosamente, empresas líderes em condução inteligente, como Huawei e Xpeng, não solicitaram a permissão. Enquanto isso, a Reuters informou que a fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos, Tesla, está buscando atender aos requisitos regulatórios para seu software Full Self-Driving na China e iniciar testes em vias públicas chinesas ainda este ano.
Diferente dos amplamente adotados sistemas de assistência à condução Nível 2, a autonomia Nível 3 permite que os motoristas entreguem o controle, com os fabricantes assumindo a responsabilidade por incidentes. Isso exige uma arquitetura básica robusta e capacidades de gestão de riscos, representando um marco no desenvolvimento da condução autônoma.
Anteriormente, cerca de 10 montadoras, incluindo Mercedes-Benz e BMW, já haviam obtido licenças de teste Nível 3 na China. Para as novas empresas selecionadas, a aprovação significa uma qualificação para desenvolver produtos de condução autônoma em massa, marcando uma diferença significativa em relação à simples obtenção de uma licença de teste Nível 3.
Para reforçar esse progresso, várias cidades têm projetos de integração veículo-estrada-nuvem destinados a modernizar a infraestrutura urbana. Beijing anunciou no final de maio um investimento de 9,94 bilhões de yuan ($1,37 bilhão) na construção dessa infraestrutura, que atualizará 6.050 interseções viárias dentro de 2.324 quilômetros quadrados da cidade. De forma semelhante, em junho, Fuzhou, na província de Fujian, aprovou um projeto de construção para demonstração de integração veículo-estrada-nuvem.
Mais de 50 cidades na China introduziram políticas de demonstração piloto de condução autônoma, promovendo legislação local e conduzindo serviços piloto para veículos não tripulados em áreas chave, como aeroportos e estações de trem de alta velocidade.
O GAC Group, que iniciará testes em Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, lançará recursos de condução autônoma Nível 3 representados pelo Traffic Jam Pilot (TJP) em seus modelos, visando principalmente cenários de congestionamento específicos em rodovias e vias expressas urbanas. Após a ativação do recurso TJP, o veículo pode automaticamente manter-se na faixa, manter a velocidade e a distância de outros veículos, permitindo que os usuários tirem as mãos do volante e se concentrem em outras tarefas.
Analistas preveem que a tecnologia autônoma impulsionará o crescimento nos setores de veículos conectados e redes rodoviárias. Ao consolidar plataformas de veículos, estradas e nuvens por meio de aplicações piloto, a construção de infraestrutura será acelerada, melhorando a adoção de veículos inteligentes conectados e promovendo um crescimento industrial de alta qualidade.