Tecnologia

China Lança Primeiro Trem de Metrô Comercial Feito de Fibra de Carbono

Trem desenvolvido pela CRRC Qingdao Sifang e Qingdao Metro reduz peso e consumo de energia, promovendo transporte urbano mais sustentável.

A China apresentou o primeiro trem de metrô comercialmente operacional do mundo construído com materiais de fibra de carbono, marcando um avanço significativo na tecnologia de transporte urbano ecológico.

Desenvolvido pela CRRC Qingdao Sifang e Qingdao Metro, o trem CETROVO 1.0 destaca-se por sua redução de peso e consumo de energia, preparando o caminho para um futuro mais verde para os metrôs.

O trem inovador utiliza compósitos de fibra de carbono, materiais revolucionários conhecidos pela sua alta relação entre força e peso. “Usando esse ‘rei’ dos novos materiais, o trem alcança uma impressionante redução de peso de 11% em comparação com os modelos de metal tradicionais”, disse Liu Jinzhu, um designer sênior da CRRC Qingdao Sifang.

Isso se traduz em um corpo mais leve, com uma economia de peso que leva a uma redução de 7% no consumo de energia, resultando em uma diminuição anual de 130 toneladas métricas de emissões de carbono. O benefício ambiental é equivalente ao plantio de aproximadamente 6,7 hectares de floresta.

Apesar de sua estrutura mais leve, a construção em fibra de carbono não compromete a resistência. Liu afirmou que os componentes oferecem superior resistência a impactos e fadiga em comparação com os metais tradicionais, estendendo, assim, a vida útil do trem. O menor peso também significa menos desgaste nas rodas e trilhos, minimizando os requisitos de manutenção.

Leia Também!  China exibe arsenal militar avançado e sinaliza desafio à hegemonia dos EUA

O CETROVO 1.0 também incorpora tecnologia avançada de gêmeos digitais através de uma plataforma de operação inteligente chamada SmartCare. O sistema permite que o trem autodetecte e diagnostique potenciais problemas, garantindo uma operação segura e eficiente, enquanto reduz os custos de manutenção, que são projetados para ser 22% menores ao longo do ciclo de vida do trem.

Lyu Xiaojun, outro designer sênior da CRRC Qingdao Sifang, destacou o papel crítico de minimizar o consumo de energia e as emissões de carbono no setor ferroviário urbano da China.

“Veículos leves são uma tecnologia chave para o desenvolvimento de veículos ferroviários ecológicos e de baixo carbono,” disse Lyu, acrescentando que a fibra de carbono, com seu peso leve e alta resistência, bem como sua resistência à fadiga e à corrosão, é um material ideal para esse propósito.

“A introdução do novo trem marca uma mudança significativa dos materiais metálicos para os compósitos de fibra de carbono, rompendo as limitações das estruturas tradicionais e avançando a tecnologia dos trens de metrô da China para novos patamares,” afirmou Lyu. “Essa inovação é crucial para promover a transformação verde do trânsito ferroviário urbano e alcançar as metas duplas de carbono da indústria.”

Compartilhar: