A China anunciou planos para construir 10 mil fábricas equipadas com tecnologia 5G e lançar programas piloto de 5G+ Internet Industrial em pelo menos 20 cidades até 2027, conforme divulgado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT).
Atualmente, existem mais de 17 mil projetos de 5G+ Internet Industrial no país, com uma significativa redução nos custos dos módulos industriais 5G, que caíram para cerca de 200 yuan (aproximadamente US$ 27,42), representando uma queda de 90% desde o início da comercialização.
A tecnologia 5G+ Internet Industrial já é aplicada em 20 cenários típicos, como controle remoto de equipamentos, inspeção de qualidade com visão computacional e monitoramento autônomo inteligente, abrangendo 10 setores-chave, incluindo manufatura eletrônica, siderurgia e mineração. Até o momento, foram estabelecidas cerca de 700 fábricas de alto nível com tecnologia 5G.
Apesar dos avanços, desafios como insuficiência no fornecimento industrial e altos custos de integração ainda persistem.
O ministério destacou que o desenvolvimento de tecnologias como 5G-A (5G-Advanced), inteligência artificial (IA) e redes privadas industriais 5G têm impulsionado ainda mais a transformação digital no setor industrial chinês.