Internacional

China Responde às Acusações dos EUA Sobre Exclusão da NASA em Missão Lunar

China rebate críticas dos EUA sobre exclusão da NASA em missão lunar, citando legislação americana que proíbe cooperação direta.


China Responde às Acusações dos EUA Sobre Exclusão da NASA em Missão Lunar

Em 28 de junho, a porta-voz da NASA, Faith McKie, afirmou que China colaborou com França, Itália, Paquistão e a Agência Espacial Europeia em uma missão que coletou amostras do lado oculto da Lua, enquanto a NASA não foi convidada a participar.

Em resposta, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, destacou que os EUA parecem ter esquecido de sua própria legislação doméstica, como a Emenda Wolf.

A Emenda Wolf, aprovada pelo Congresso dos EUA em 2011, proíbe a NASA de realizar pesquisas financiadas em cooperação direta e bilateral com o governo chinês e organizações afiliadas, a menos que seja aprovada pelo FBI e pelo Congresso. “A China publicou o Anúncio de Oportunidades para a Missão Chang’e-6, que estava disponível para o mundo inteiro. Também recebemos de braços abertos os países de todo o mundo para participarem do estudo das amostras lunares,” afirmou Mao Ning.

A representante do governo chinês enfatizou que a China está aberta a intercâmbios e cooperações espaciais com os EUA.

“A verdadeira questão é se os cientistas e instituições dos EUA são autorizados por seu próprio governo a participar de intercâmbios e cooperações com a China,” concluiu Mao Ning.

Leia Também!  China amplia linha de produção de seu primeiro computador quântico supercondutor

Texto adaptado de Ecns.cn.

Compartilhar: