O cientista chinês Li Di foi nomeado o destinatário do prêmio individual na 17ª edição dos Prêmios Marcel Grossmann por seu trabalho inovador utilizando o Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros da China (FAST). Este prêmio prestigiado marca a primeira vez que um cientista baseado inteiramente em pesquisa conduzida na China recebe este reconhecimento.
Li, pesquisador dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências e cientista chefe do FAST, é creditado por liderar sua equipe em descobertas significativas. Desde sua inauguração em 2016, o FAST, o maior radiotelescópio de prato único do mundo, localizado na província de Guizhou, identificou mais de 900 novos pulsares. Este número notável supera as descobertas feitas por telescópios estrangeiros durante o mesmo período por um fator de três.
As contribuições da equipe de Li se estendem além das descobertas de pulsares. Eles alcançaram avanços tecnológicos através do FAST, permitindo medições precisas de campos magnéticos interestelares e impulsionando a pesquisa de rajadas rápidas de rádio (FRBs) para uma nova era de análise estatística em grande escala.
O Prêmio Marcel Grossmann, apresentado pelo Centro Internacional de Astrofísica Relativística a cada três anos, reconhece acadêmicos excepcionais por suas realizações no campo da teoria e experimentação relativísticas. Antes de Li Di, renomados cientistas de origem chinesa como Chen Ning Yang, Tsung-Dao Lee e Shing-Tung Yau receberam esta distinta honra.