BRBrasilPolítica

Cotado na disputa da Câmara terá idade mínima para assumir Presidência

Deputado Hugo Motta completa na próxima semana 35 anos, idade mínima para assumir a Presidência da República na linha sucessória

Se eleito presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta, do partido Republicanos da Paraíba, terá a idade mínima necessária para assumir interinamente a Presidência da República. Candidato proeminente para a eleição na Casa, Motta completará 35 anos na próxima terça-feira (11/9), a idade exigida para ocupar a Presidência na ausência de Lula e do vice Geraldo Alckmin.

A juventude de Motta tem sido um ponto de debate em relação à sua candidatura, inclusive por parte de Lula. Quando foi eleito deputado pela primeira vez em 2010, ele tinha a idade mínima exigida: 21 anos. Atualmente, ele está em seu quarto mandato.

Em 2019, o deputado Kim Kataguiri, do União Brasil de São Paulo, enfrentou questionamentos ao se candidatar à Presidência da Câmara. Com 23 anos, ele não atendia ao requisito de idade para assumir a Presidência da República interinamente. Kataguiri recorreu ao STF para validar sua candidatura, porém seu pedido foi negado.

Compartilhar: