Na sexta-feira (5), um crescimento exponencial de microrganismos causou uma mudança na cor da água do mar em Cabo Branco. O fenômeno, conhecido como maré vermelha, é considerado natural e foi relatado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A presença abundante de microrganismos na água resulta em um excesso de nutrientes, o que altera a coloração do mar. A Sudema recomenda que os banhistas evitem a área afetada pela maré vermelha, pois além das microalgas, outros microrganismos podem liberar toxinas.
“A Maré Vermelha é um fenômeno natural causado pelo crescimento exponencial de microrganismos, que dão essa cor característica à água. Isso se dá muitas vezes quando há um excesso de nutrientes no meio. Por questões de prudência, o ideal é que o banhista evite a área, pois, além das microalgas, pode haver outros microrganismos que possam liberar toxinas. O fenômeno passa naturalmente e a água volta a sua coloração normal em poucos dias”, explicou a assessoria da Sudema.
Esse tipo de fenômeno é passageiro e a água tende a retornar à sua coloração normal em alguns dias.
Fonte: Adaptado da notícia do Click PB