DestaquesPB

Crescimento na Moradia em Apartamentos em João Pessoa: 150,8% em 12 Anos

Foto: reprodução

Em 12 anos, a população residente em apartamentos em João Pessoa aumentou 150,8%, enquanto o abastecimento de água e coleta de lixo mostraram melhorias significativas.

O Censo Demográfico revelou que, apesar da queda na participação de moradias do tipo casa, elas ainda representam a maioria em João Pessoa, com 57,6% dos moradores residindo em casas. A cidade possui um total de 296 mil domicílios, dos quais 53,6% são casas, 41,3% são apartamentos, e 4,9% são casas de vila ou em condomínio. Tipos de habitação como cortiços e estruturas residenciais degradadas são mínimos, enquanto não foram encontradas habitações indígenas sem paredes.

Em 2022, entre os 828,6 mil habitantes de domicílios particulares em João Pessoa, 37,5% residiam em apartamentos, um crescimento significativo de 150,8% em relação a 2010. A população em casas caiu 15% no mesmo período, reduzindo a participação de 78% para 57,6% do total.

Abastecimento de Água

A pesquisa destacou que 93,5% da população de João Pessoa, cerca de 775 mil pessoas, têm acesso à rede geral de distribuição de água, superando as médias nacional, nordestina e paraibana. Apenas 3% não possuem ligação à rede de água, com a maioria utilizando poços artesianos. Considerando todas as formas adequadas de abastecimento, 96,8% da população é atendida.

A água encanada está presente em 99,5% das residências, chegando diretamente às torneiras e chuveiros. Somente 0,1% da população precisa transportar água de fontes externas, o que é uma proporção menor comparada às médias estadual e regional.

Esgotamento Sanitário

O levantamento mostrou que 69,2% dos domicílios em João Pessoa são atendidos por esgotamento sanitário via rede geral ou fossas ligadas à rede, um índice superior às médias brasileira, nordestina e paraibana. A disponibilidade de banheiros em 99,8% dos domicílios também é superior às médias nacional e regional.

Coleta de Lixo

A coleta de lixo em João Pessoa atinge 99,3% da população, com 94,6% beneficiados pela coleta direta e 4,7% pela coleta indireta. Este índice coloca João Pessoa como a décima primeira capital brasileira em eficiência de coleta de lixo e a segunda no Nordeste.

Os resultados mostram que a infraestrutura urbana de João Pessoa tem evoluído significativamente, especialmente no que tange ao aumento de moradias em apartamentos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo.

Texto adaptado de Jampa News

Compartilhar: