Líder em segurança cibernética é homenageada por promover a resposta a incidentes em todo o mundo.
10 de junho de 2024 – Hoje, o Fórum de Times de Segurança e Resposta a Incidentes (FIRST, sigla em inglês) anunciou na FIRSTCON24, em Fukuoka, Japão, a inclusão de Cristine Hoepers em seu prestigioso Hall da Fama de Resposta a Incidentes. Hoepers está sendo reconhecida por seu trabalho pioneiro no estabelecimento e no suporte a Times de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) em todo o mundo.
Hoepers é gerente geral do CERT.br, um CSIRT Nacional de Último Recurso mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O seu trabalho tem sido fundamental para ajudar na criação de novas estruturas de resposta a incidentes no Brasil, incluindo ministrar treinamentos para mais de 2.000 profissionais de área de resposta a incidentes, como instrutora autorizada dos cursos do CERT®/SEI/CMU desde 2004.
“O empenho de Cristine no fortalecimento da resposta a incidentes em escala global tem tido um impacto enorme e é justamente reconhecido”, afirmou Chris Gibson, CEO do FIRST. “Seus esforços para desenvolver capacidades dos CSIRTs, compartilhar melhores práticas, e aumentar a resiliência da Internet incorporam o espírito do Hall da Fama de Resposta a Incidentes.”
“Estou realmente honrada em receber esse reconhecimento do FIRST, ao lado de um grupo tão conceituado de pioneiros em segurança e resposta a incidentes”, disse Hoepers. “Desenvolver capacidades dos CSIRTs e fortalecer a resiliência cibernética tem sido a paixão motriz da minha carreira. Essa homenagem reforça a importância dessa missão em escala global.”
O diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, enfatizou a importância do trabalho de Hoepers, dentro dos objetivos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), numa atuação alinhada com o propósito do NIC.br de promover uma Internet mais resiliente e segura para todos. “É uma satisfação e um grande orgulho contar com uma profissional que é referência na sua área em âmbito internacional. O prêmio é resultado de mais de 25 anos de dedicação e empenho na gestão de incidentes de segurança da informação”.
Além do seu trabalho no CERT.br, Hoepers integra o Conselho de Administração da OpenCSIRT Foundation. Ocupou cargos de liderança no Internet Governance Forum (IGF) da ONU, na UIT, no LACNIC, no FIRST e em outras organizações internacionais dedicadas à segurança cibernética.
Em reconhecimento ao seu trabalho na gestão de incidentes, desenvolvimento de melhores práticas para a Internet e treinamento em segurança da informação, recebeu em 2020 o prêmio Mary Litynski, concedido pelo Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG), o maior consórcio global voltado para o desenvolvimento de abordagens colaborativas para combater abusos online.
Hoepers é a primeira mulher a ingressar em um grupo notável de homenageados pelo Hall da Fama de Resposta a Incidentes, que inclui Andrew Cormack (em memória), Jeffrey Carpenter, Dan Kaminsky (em memória), Ian Cook, Don Stikvoort e Klaus-Peter Kossakowski.
Sobre o Hall da Fama do FIRST
O Hall da Fama de Resposta a Incidentes celebra indivíduos que contribuíram de forma extraordinária para a comunidade global de resposta a incidentes. São avaliados critérios como o impacto extraordinário no desenvolvimento ou crescimento das capacidades globais de resposta a incidentes, a influência significativa no trabalho de outros e na sociedade em geral, a inovação e novos paradigmas estabelecidos a partir das contribuições da homenageada, bem como o alcance dessas contribuições.
Sobre o FIRST
O FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams) é uma organização líder dedicada à união de times de segurança e resposta a incidentes em todo o mundo. Desde a sua criação em 1990, o FIRST tem estado na vanguarda da resposta a ataques e incidentes relacionados à segurança, oferecendo uma plataforma para a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e melhores práticas. Com membros dos setores governamental, comercial e acadêmico, o FIRST desempenha um papel fundamental para garantir a segurança e a resiliência de sistemas e redes essenciais. Para saber mais sobre o FIRST e seu calendário de eventos, acesse: first.org.
Sobre o CERT.br
Membro do FIRST desde 2002, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Fonte: Ascom