Esportes

Da pista à passarela: Rayssa Leal une moda e skate em parcerias com Nike e Louis Vuitton

Aos 16 anos, Rayssa Leal já acumula feitos impressionantes no mundo do skate. Aos 11, tornou-se a mais jovem vencedora de uma final do Mundial de Skate Street feminino, em Los Angeles. Aos 13, foi a brasileira mais jovem a subir ao pódio olímpico, em Tóquio. Aos 14, conquistou o título mundial de skate, no Rio de Janeiro.

Agora, Rayssa está expandindo seu pioneirismo para a indústria da moda. Ela é a primeira brasileira a se tornar embaixadora global da grife francesa Louis Vuitton.

Além disso, acaba de lançar um tênis Nike com seu nome. O modelo, desenvolvido do zero pela própria skatista e vendido por R$ 899,99, esgotou em apenas 20 minutos após o lançamento na última semana. “A moda é uma parte crucial da cultura do skate”, afirma Rayssa, que transita entre looks street nas pistas e desfiles da Louis Vuitton na semana de moda em Paris. “Gosto de estar envolvida com o mercado da moda, mas também é um desafio, já que não estou acostumada com todo esse glamour.”

A relação de Rayssa com a moda tem influência de sua mãe, que sempre a ajudou a escolher os looks para competições e viagens. “Ela sempre teve esse cuidado e olhar.”

Mas a skatista se aproximou ainda mais desse universo ao idealizar o Nike SB Dunk Low Pro Rayssa, em um processo que durou quase dois anos. “A Nike me deu total liberdade para fazer o que eu quisesse”, lembra ela. O tênis homenageia um momento importante para a atleta: os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando conquistou a medalha de prata. “As cores do tênis foram inspiradas nesse momento”, diz, referindo-se ao roxo, amarelo e azul da pista.

O modelo também presta uma homenagem ao início da “Fadinha”, como Rayssa é conhecida, com asas formando um “R” nas laterais e miçangas de carinhas felizes no cadarço. “Sempre desenhei smiley faces, e elas acabaram se tornando uma das minhas marcas registradas.”

Rayssa, que viralizou nas redes sociais aos sete anos com um vídeo fazendo uma manobra de skate usando um tutu e asas de fada, criou sua primeira parceria com a Nike, um modelo em azul claro, totalmente inspirado nesse momento. “Agora, mesmo contando outra história, trouxe o detalhe das asinhas para lembrar como tudo começou.”

O universo da moda levou Rayssa a conhecer personalidades como Pharrell Williams, Jayden Smith (filho de Will Smith) e a atriz Zendaya, sua colega embaixadora global da Louis Vuitton. “O trabalho de Virgil [Abloh] com a marca elevou a cultura do skate a outro patamar”, afirma a atleta, em referência ao legado do antigo diretor artístico da Louis Vuitton, que uniu a grife ao mundo do skate e faleceu precocemente em 2021.

Além de continuar se destacando no skate, Rayssa é um fenômeno nas redes sociais, com 6,5 milhões de seguidores apenas no Instagram, onde compartilha suas principais conquistas no esporte e na moda. “Fico muito feliz em poder inspirar outras pessoas, principalmente as meninas, a praticar esportes e andar de skate.”

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