Ciências

Descoberta Revolucionária: Novo Biofungicida Combate Doença em Plantas

Os cientistas chineses alcançaram um avanço na luta contra o câncer de plantas. Pesquisadores chineses desenvolveram um novo biofungicida para combater a doença de apodrecimento das raízes na cultura de Astragalus membranaceus, conhecido popularmente como Huangqi ou raiz de Astragalus, de acordo com um artigo publicado no Chemical Engineering Journal.

O biofungicida pode suprimir a doença de apodrecimento das raízes e promover o metabolismo do crescimento de Astragalus membranaceus, disse Gao Wenyuan, professor da Escola de Ciência e Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Tianjin, que liderou a equipe de pesquisa.

A doença de apodrecimento das raízes é uma espécie de câncer de plantas e uma doença comum em áreas de plantio de ervas medicinais chinesas, causada por um complexo de fungos patogênicos. Ela representa uma ameaça significativa para o cultivo de Astragalus membranaceus.

Estudos mecanicistas revelaram que este novo biofungicida exerce seu efeito antifúngico inibindo os genes de crescimento do Fusarium oxysporum, estimulando a produção de compostos antifúngicos em Astragalus membranaceus e ativando seus genes de resistência.

“Este biofungicida é tão eficaz quanto os pesticidas atualmente disponíveis, mas tem custo mais baixo e é mais amigável ao meio ambiente”, disse Gao, acrescentando que ele tem grande potencial como alternativa aos pesticidas tradicionais e possui enormes aplicações na proteção de plantas.

Os pesquisadores planejam otimizar ainda mais o custo e promover a aplicação generalizada no futuro.

Compartilhar: