Por trás das experiências memoráveis dos viajantes estão os guias de turismo, profissionais que desempenham um papel fundamental na orientação e na contextualização dos destinos visitados. No Dia Nacional do Guia de Turismo, celebrado em 10 de maio, é crucial refletir sobre a importância de ter profissionais regulamentados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Segundo dados do Cadastur, os guias de turismo representam a segunda categoria com o maior número de cadastros, ficando atrás apenas das agências de viagens. Atualmente, existem mais de 34.000 guias de turismo em todo o Brasil, distribuídos pelas 27 unidades federativas. Na Paraíba, há um total de 926 profissionais registrados no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo.
A profissão de guia de turismo foi oficialmente regulamentada em 1993. A regulamentação dos guias de turismo traz inúmeros benefícios para os turistas, garantindo uma experiência mais segura, informativa e enriquecedora. Existem quatro áreas de classificação para os guias turísticos: regional, nacional, internacional e especializado em atrativos naturais. Cada uma dessas classificações tem exigências e competências específicas que o guia deve atender. Para exercer a função corretamente, o profissional deve ter concluído um curso profissionalizante na área turística e estar cadastrado no Cadastur.
De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a regulamentação desempenha um papel crucial no combate da informalidade e da competição desleal no setor, ao mesmo tempo em que protege os turistas de possíveis armadilhas e assegura que os serviços contratados atendam aos padrões estabelecidos pelo Ministério do Turismo. “Nossa equipe permanece vigilante, fornecendo orientações sobre a importância de se contar com um profissional qualificado e devidamente regulamentado. Além disso, a PBTur, com a colaboração da Setde, está visitando os municípios paraibanos para dialogar sobre a relevância do Cadastur e da presença de guias de turismo certificados”, esclarece.
A Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, destaca a importância de contratar profissionais credenciados não apenas como uma formalidade legal, mas também para garantir o bom funcionamento do setor e proporcionar viagens realizadas com verdadeiros especialistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa PBTUR