A pesquisa Demografia Médica 2024, conduzida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), revela que a Paraíba possui a maior proporção de médicos com até 29 anos por mil habitantes, com um índice de 0,95, superior à média nacional de 0,53. O CFM estima que, em cinco anos, dois terços dos médicos no estado terão menos de 40 anos.
O aumento significativo no número de faculdades de Medicina e a expansão dos programas de Residência Médica são apontados como principais motivos para essa tendência. O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, destacou que esses fatores incentivam a permanência dos profissionais formados no estado.
Nos últimos dez anos, a oferta de vagas para Residência Médica cresceu consideravelmente, atualmente superando as 300 vagas em diversas especialidades, permitindo que os médicos se formem e se especializem na Paraíba, sem precisar sair do estado.
Entre 2011 e 2024, o número de médicos na Paraíba aumentou 152%. A densidade atual é de 3,08 médicos por mil habitantes, sendo que 60% desses profissionais estão concentrados em João Pessoa.
Bruno Leandro de Souza enfatizou a importância da prova de proficiência para garantir a qualidade dos serviços médicos. Ele afirmou que esta é uma proposta antiga do CRM-PB, agora também apoiada pelo CFM, visando identificar pontos críticos e melhorar a formação nas faculdades de medicina.