O Yuyang I, o primeiro grande drone de carga da China, equipado com pneus off-road, completou com sucesso seu voo inaugural recentemente em Yulin, na província de Shaanxi. (Foto por Yang Bin/Para chinadaily.com.cn)
O Yuyang I, uma aeronave de asa fixa, é leve, mas robusta. Ele possui uma capacidade de carga de 500 quilos e um alcance de mais de 1.000 quilômetros.
Li Chen, vice-presidente executivo do instituto de pesquisa de aviação civil da Universidade Politécnica do Noroeste, afirmou que os pneus off-road do drone permitem que ele decole e pouse em diversos tipos de terrenos, desde grama até areia e pedras.
“Ele também pode decolar e pousar em pistas curtas e realizar missões de transporte de suprimentos e lançamentos aéreos”, disse ele.
Autoridades locais informaram que o distrito de Yuyang em Yulin tem trabalhado nos últimos anos para construir uma grande base de drones logísticos para atender a região noroeste. Foram investidos 678 milhões de yuans (US$ 93,5 milhões) para promover o desenvolvimento da indústria de aviação, e uma parceria estratégica foi estabelecida com o Instituto de Gestão da Aviação Civil da China e outros.
O Parque Industrial de Aviação Geral de Mahe em Yuyang é uma das primeiras bases experimentais de UAVs civis na China.
Liu Zhijun, diretor técnico da construção do parque, disse que novos modelos estão sendo explorados para a logística de baixa altitude, incluindo a operação, gestão e testes de voo de grandes drones logísticos. Também foi criado um cenário de aplicação abrangente para linhas de logística de drones ramificados.
Li Zhonghong, chefe do Partido em Yuyang, disse que o distrito se concentrará na integração da economia de baixa altitude com outras indústrias e que levantará mais cinco bilhões de yuans para acelerar a construção de instalações de apoio e expandir as aplicações.
Yulin possui recursos abundantes de espaço aéreo e clusters de aeroportos, com três aeroportos regionais e três aeroportos de aviação geral já em operação, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento da economia de baixa altitude.
Fonte: chinadaily.com.cn, tradução do original em inglês