A empresa chinesa EHang está buscando autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para testar um “carro voador” sem piloto no Rio de Janeiro. Este projeto é parte do Sandbox.Rio, um programa regulatório experimental que permite testar inovações na capital fluminense.
A empresa chinesa EHang está em negociações com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para obter a liberação necessária para operar um “carro voador” autônomo no Rio de Janeiro. Este projeto inovador faz parte do Sandbox.Rio, um programa regulatório experimental que permite a empresas testar novos produtos, processos e serviços na cidade.
Ao todo, seis projetos foram selecionados no segundo ciclo do Sandbox.Rio. Além do veículo aéreo autônomo, os outros projetos incluem um serviço de carro compartilhado, uma estação pública de carregamento de bicicletas elétricas, uma fazenda vertical dentro de containers, um projeto de delivery para favelas e uma empresa de patinetes elétricas chamada Whoosh, que já iniciou suas operações na cidade.
O “carro voador” da EHang, modelo EH216-S, é um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) projetado para operar de forma autônoma. Este veículo pode transportar até dois passageiros em voos de até 30 quilômetros com uma única carga de bateria, sem a necessidade de um piloto a bordo. A EHang é a primeira empresa a obter um certificado de aeronavegabilidade para eVTOL, emitido pela Administração de Aviação Civil da China.
A demonstração do EH216-S incluirá voos autônomos sem passageiros, mostrando como será a experiência do usuário, tanto para transporte de passageiros quanto de carga. Este projeto enfrenta desafios regulatórios semelhantes aos da Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer, que também está desenvolvendo um eVTOL capaz de transportar até seis pessoas em trajetos de até 100 quilômetros.
A Anac está analisando pedidos de certificação de vários fabricantes de eVTOLs, incluindo os que serão utilizados pelas companhias aéreas Gol e Azul. Esses pedidos buscam reconhecer no Brasil as certificações obtidas em seus países de origem.
Atualmente, a EHang está mais avançada no desenvolvimento de eVTOLs, tendo recebido a “certificação tipo” na China em outubro, o que permite o uso comercial de seu modelo.
Fonte: Notícia baseada no comunicado da EHang e informações do programa Sandbox.Rio.